A concha é tão boazinha! “A chave para buscar a excelência é adotar um processo de aprendizado orgânico e de longo prazo, e não viver em uma concha de mediocridade estática e segura” ( Josh Waitzkin).
NOVO COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS
A Passagem de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia ocorreu nesta segunda-feira (24). O Coronel BM Demargli da Costa Farias assumiu a direção da corporação, substituindo o Coronel BM Felipe Santiago Chianca Pimentel, que era comandante desde abril de 2017. O governador do Estado, Daniel Pereira, discursando afirmou que Rondônia conseguiu avançar na política de valorização dos militares através de leis que permitem a promoção desses profissionais para que tenham condição de prestar o devido serviço à população e elogiou as medidas adotadas pelo Corpo de Bombeiros. Assumindo o comando geral, o coronel BM Farias falou sobre a intenção de dar continuidade ao planejamento do comando anterior. “A ascensão do comando representa o ápice do oficialato para os que são oriundos da Polícia Militar no Corpo de Bombeiros. Acredito que quando se assume uma posição de comandante geral, você tem a responsabilidade de fazer essa Instituição melhorar com as ideias que você tem.”
CANDIDATOS AO GOVERNO TIVERAM DIÁLOGO NA FIERO
Apresentando os respectivos planos de governo e respondendo as perguntas sobre temas fundamentais como infraestrutura, educação, licenciamento ambiental e fomento aos pequenos negócios, cinco dos nove candidatos ao governo de Rondônia participaram na sexta-feira, 21, do evento ‘Diálogo com os Candidatos ao Governo’, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero. Realizado no salão de convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho, a iniciativa contou com a participação de conselheiros e diretores da entidade, assim como empresários e profissionais da imprensa local. O evento começou às 17 horas, dedicando meia hora para cada candidato. Após a apresentação do candidato e leitura da síntese curricular, os candidatos Pimenta de Rondônia (PSOL), Acir Gurgacz (PDT); Expedito Junior (PSDB); Vinicius Miguel (REDE) e Pedro Nazareno (PSTU), que apresentaram os respectivos planos de governo e responderam às questões formuladas pelo presidente da Fiero, Marcelo Thomé. O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, realçou que a iniciativa é apartidária e visa apenas estreitar o diálogo com os candidatos. “É o salutar exercício da cidadania e cada um deles teve a oportunidade de expor suas propostas para o setor produtivo”. “Entregamos aos cinco candidatos dois importantes documentos, o primeiro preparado pelo Movimento Rondônia pela Educação, um criterioso planejamento estratégico voltado à melhoria da educação no estado e outro focado no plano de desenvolvimento industrial. Ficamos satisfeitos, pois de forma simbólica os candidatos assinaram e abraçaram ambas as causas. Reafirmamos ainda que sendo eleito, a Fiero irá cobrar as referidas ações através do diálogo”, disse. Ao final da exposição, cada candidato assinou o Termo de Compromisso com a Fiero para, caso seja eleito, implementar parte das medidas sugeridas.
O DISTANTE CAMINHO DO TURISMO É PERCEPTÍVEL
No próximo dia 27 será comemorado o Dia Internacional do Turismo. O turismo tende a ser um grande fator de desenvolvimento de Rondônia e Guajará-Mirim, fronteira com a cidade irmã da Bolívia, Guayara-Merin, é, sem dúvida, o grande e ainda inexplorado destino do turismo interno, apesar de ser uma atração sem que se faça o que é mínimo para aproveitar este filão. Devíamos seguir o exemplo de Manaus, que, além do Teatro Amazonas, criou outros locais dignos de receber os mais exigentes turistas do mundo. Um exemplo é o flutuante Peixe Boi, que, em janeiro deste ano, completou 30 anos de existência no rio Tarumã. Por lá passaram várias personalidades entre artistas, jogadores de futebol, empresários e chefs internacionais. Graças a uma paulista Ana Scognamiglio, que, numa viagem de turismo a Manaus, percebeu que poderia viver num local paradisíaco, ganhar dinheiro e nem mais voltar para São Paulo. E ela não sabia nada de comida regional. Aqui está faltando políticas públicas e pessoas que percebam que o futuro de Rondônia está atrelado ao turismo, mas, que precisamos fazer o que a Ana fez por lá: atender às necessidades dos clientes para ser reconhecida por seus bons serviços. É essencial que as pessoas se conscientizem da necessidade de bem receber os visitantes e de prestar bons serviços.
MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA SERÁ FEITA NO LONGO PRAZO
O caminho para a modernização da infraestrutura no Brasil é longo. Demandará um esforço de duas décadas e investimentos pelo menos duas vezes maiores que os atuais R$ 132 bilhões, que correspondem a 2% do PIB nacional. É preciso alcançar os aportes na área para um patamar mínimo de 4,15% do PIB, o equivalente a R$ 274 bilhões. As estimativas são do estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) “Privatizações na Infraestrutura: o que falta fazer?”, que lista as medidas prioritárias para o avanço do país nas áreas de transporte, mobilidade urbana, energia, saneamento e telecomunicações. O trabalho integra uma série de 43 documentos sobre temas estratégicos que a CNI entregou no começo de julho aos candidatos à Presidência da República. Wagner Cardoso, gerente-executivo de Infraestrutura da CNI, defende mais aportes de recursos da iniciativa privada na gestão da infraestrutura como alternativa para a retomada da competitividade dos produtos brasileiros. “A crescente queda dos investimentos públicos reforça a necessidade de expansão da participação privada na infraestrutura nacional. Uma medida importante é reforçar a agenda de concessões e privatizações já em andamento no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)”, afirma o gerente. De acordo com o estudo da CNI, o fator que mais contribuiu para o atraso da infraestrutura no país foi a reduzida capacidade do setor público de investir. “O histórico de baixo impacto do investimento em infraestrutura no Brasil está diretamente associado à limitada capacidade de execução do Estado – no sentido de planejar, elaborar e escolher os projetos com maior relação benefício-custo, contratar sua execução, fiscalizar e assegurar sua integridade”, destaca o estudo.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
JORNALISTA, PROFESSOR E ECONOMISTA
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