Este pensamento me cabe na cabeça como uma carapuça. “Num país em que toda a gente acomoda a sua vidinha num cantinho de secretaria, ou numa aposentadoria, eu estou, depois de haver trabalhado tanto, galhardamente, sem posição definida! Reivindico, assim, o belo título de último dos românticos, não já do Brasil apenas, mas do mundo todo, neste tempos utilitários!” (Euclides da Cunha).
CRESCE EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA PARA OS EUA
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) estima que o rebanho bovino de Rondônia seja de 16.240.416 (dezesseis milhões duzentos e quarenta mil quatrocentos e dezesseis) cabeças de gado. Acrescente-se que, com esta quantidade de gado, o nosso estado continua sendo o maior rebanho, nas áreas brasileiras, reconhecidas internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação. Como resultado direto disto se verifica um aumento exponencial no volume de exportações que, já nos dois primeiros meses de 2022, sustenta a previsão de um novo recorde de vendas para o mercado exterior. É preciso ver que, de 2010 a 2021 foi registrada uma evolução do valor bruto da produção pecuária rondoniense de 4 para 12 bilhões de dólares. O ambiente promissor pode ser visualizado pelo fato de que os Estados Unidos da América (EUA) que, em 2020, representava 0,8% da carne bovina vendida por Rondônia para o exterior se tornou o segundo maior importador de carne bovina de Rondônia. Neste ano, em apenas dois meses, janeiro e fevereiro, já foram vendidos mais de 29,5 milhões de dólares em carne para os norte-americanos, o que equivale a 21% do total de vendas para o exterior. Este ano, na comparação com 2020, já registra um crescimento de mais de 400% em exportação de carne bovina para os Estados Unidos.
RECAPEAMENTO DA BUENOS AIRES
Uma das mais importantes via alternativa do bairro da Embratel, a rua Buenos Aires, encontra-se em fase final de recapeamento. Trata-se de um trecho de mais de um quilômetro de extensão recapeado, entre as avenidas Tiradentes e Pinheiro Machado, no bairro Embratel. A execução está sendo feita por empresa contratada sob gerenciamento da Secretaria Municipal de Obras (Semob). A conclusão está prevista para o início da próxima semana. Com esta nova obra a Prefeitura de Porto Velho segue avançando nas melhorias da infraestrutura nas ruas e avenidas da cidade, o que já resultou em 32 quilômetros de recapeamento da capital.
BRASIL TEVE A QUARTA COLOCAÇÃO EM CRESCIMENTO DE ENERGIA SOLAR EM 2021
A energia solar no Brasil alcançou, no ano passado, a quarta colocação no ranking mundial das nações que mais acrescentaram a fonte fotovoltaica na matriz elétrica, segundo mapeamento do Portal Solar Franquias com base em dados divulgados pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) e pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O País acrescentou em 2021 cerca de 5,7 gigawatts (GW) da fonte solar na geração própria de energia em residências e empresas e nos grandes empreendimentos conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O ranking do crescimento da energia solar no último ano é liderado pela China, que injetou 52,9 GW, seguida pelos Estados Unidos, com acréscimo de 19,9 GW, e Índia, com 10,3 GW adicionados. Atrás do Brasil veio a Alemanha, com 4,7 GW. No acumulado de energia solar dos países, o Brasil subiu uma posição no ranking mundial e assumiu a 13ª colocação entre as nações. De acordo com dados da Absolar, o País encerrou o último ano com mais de 13,6 GW de potência operacional da fonte solar. Ainda segundo a mesma fonte, atualmente, a fonte solar já está em 15 GW no Brasil, com mais de R$ 78,5 bilhões de investimentos acumulados e mais de 450 mil empregos criados desde 2012. Com isto, também evitou a emissão de 20,8 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
BANCADA DO AMAZONAS DECIDE ENTRAR COM ADIN CONTRA DECRETO QUE REDUZ ALÍQUOTAS DE IPI
A bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional decidiu por uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal), contra o decreto federal 11.047/2022, que reduz as alíquotas de IPI. Apesar de beneficiar a população, os parlamentares reclamam que o decreto diminui a competitividade da Zona Franca de Manaus. A decisão ocorreu um dia depois do governador Wilson Lima dizer publicamente que o Estado não vai entrar com ação semelhante, porque ainda não havia desistido do diálogo com o governo federal. Na quarta (20), o chefe do Executivo amazonense encontrava-se em reuniões com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), em Brasília, para tratar da questão. Os parlamentares decidiram que a Adin será proposta pelo partido Solidariedade, conforme acordado com o presidente nacional da sigla, deputado federal Paulinho da Força, de São Paulo. De acordo com a Constituição de 1988, o partido político com representação no Congresso é um dos legitimados para propor a ação. Quando o assunto chegou à reunião, o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade-AM) ofereceu o partido e confirmou com o dirigente nacional da sigla. Como apenas um partido político já é suficiente para o ingresso da ADI, não foram procuradas outras siglas.
SERVIDORES DESCONTENTES COM A REPOSIÇÃO
O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou, nesta última quinta-feira, que dar um aumento de 5% para todos os servidores públicos não seria um problema, apesar de aumentar a despesa pública. Guedes destacou, porém, que será necessário cortar outras despesas para encaixar o aumento no orçamento. A questão é que 5% não contenta os servidores (sem aumento faz tempo e com a inflação castigando o seu bolso) e, com as eleições na porta, as pressões de servidores por aumentos devem continuar. A queixa é a de que o que se está propondo não é aumento nem mesmo a reposição das perdas dos últimos anos.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment