Pela 11ª vez na história, país ocupará assento temporário. Também foram eleitos Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes. Itamaraty exalta reconhecimento à “histórica contribuição brasileira para paz e segurança”.
A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu nesta sexta-feira (11/06) cinco países que passarão a integrar em caráter temporário o Conselho de Segurança da entidade. São eles Brasil, Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes.
Esses países passam a fazer parte do conselho composto por 15 nações, encarregado de decisões importantes em temas relacionados à paz mundial e segurança; desde conflitos em países como Mianmar, Síria e Iêmen até ameaças nucleares impostas por Irã e Coreia do Norte.
Esta será a 11ª vez que o Brasil integrará o Conselho de Segurança. A última vez foi no biênio 2010 – 2011. O país está agora empatado com o Japão; ambos são os que mais têm participação como membros temporários do Conselho da ONU.
Todos os países foram aprovados sem oposição. O Brasil recebeu 181 votos, enquanto Gana recebeu 185, os Emirados Árabes, 179; Albânia, 175; e o Gabão, 183.
O Itamaraty afirmou em nota que a escolha do Brasil “reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais”.
O Ministério brasileiro das Relações Exteriores disse que pretende “fortalecer as missões de paz da ONU e defender os mandatos que corroborem a interdependência entre segurança e desenvolvimento”, e cumprimentou os demais novos membros do colegiado.
Os cinco países iniciam seus mandatos de dois anos no dia 1º de janeiro, substituindo os outro cinco cujos termos se encerram no dia anterior – Estônia, Níger, São Vicente e Granadinas, Tunísia e Vietnã.
O Brasil e os demais se juntarão aos países que foram eleitos no ano passado – México, Índia, Noruega. Irlanda e Quênia – e aos cinco membros com poder de veto – Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França.
FONTE: DEUTCHE WELLE
Add Comment