Teia Digital

Brasil é quinto em edificações sustentáveis – Por Silvio Persivo

De qualquer forma o estrago é feio. “A água que não corre forma um pântano; a mente que não pensa forma um tolo” (Vitor Hugo). 

EDITORA DA UNIVERSIDADE SELECIONA ORIGINAIS PARA PUBLICAÇÃO

A Edufro, Editora da Universidade Federal de Rondônia, está com edital aberto para seleção de novas obras destinas à publicação. O prazo para envio de propostas se estende até o dia 1º de agosto e a submissão deve ser feita de acordo com o edital. Serão selecionados até 20 títulos de obras originais das  mais diversas áreas do saber. A política de publicações da editora tem entre seus principais objetivos a consolidação e o fortalecimento da pesquisa sobre temas amazônicos. Das 20 obras que serão selecionadas, 10 terão prioridade para propostas que abordem povos tradicionais na Amazônia, pandemia e questões de fronteira. As outras dez vagas serão de ampla concorrência, independente da vinculação do proponente, ou seja, não apenas pesquisadores da UNIR podem submeter seus originais, mas qualquer pessoa que tenham livros com aderência ao tema do edital. As submissões serão avaliadas por dois consultores ad hoc, escolhidos pela Edufro, especialistas no assunto de que trata a obra. Depois da divulgação do resultado final e assinatura do contrato de cessão de direitos autorais, a Edufro terá até 12 meses para publicar as obras, o que inclui edição (preparação de originais, revisão, diagramação, provas, ISBN) e impressão (tiragem de 100 exemplares, para distribuição gratuita). As obras também serão oferecidas gratuitamente para download no site da Edufro (www.edufro.unir.br).

QAV BAIXA NO RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro, que nem de longe tem os problemas de custo mais elevado nem de voos e assentos de Rondônia,  teve sancionada a Lei 9.281/21, que institui um regime tributário especial com a redução de base de cálculo do ICMS para as operações de saída interna de querosene de aviação (QAV). Com a mudança, o combustível passa a ter alíquota de 7% de ICMS até o fim de 2025. Até então, a alíquota era de 13%. Para especialistas, esta medida do governo traz amplos benefícios para o setor. A alteração vale para as empresas de transporte aéreo de carga ou de pessoas que, por operação própria, coligada, por acordo comercial interline ou por empresa aérea contratada, inclusive codeshare, operem em aeroportos do Estado do Rio. Também vale para as empresas de táxi aéreo e helicópteros de voo turístico.

Por aqui, por mais que as passagens tenham um custo elevado e os voos tenham diminuído, não se observa  nenhuma medida à vista para melhorar o transporte aéreo. Em contrapartida, não se tem também a mínima oportunidade de participar de alguma campanha com preços mais baixos. Promoção de passagens aéreas de e para Rondônia faz tempo que é pura lenda.  

CRIAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS ESTAGNOU NO AMAZONAS

Os dados mais recentes divulgados pela JUCEA (Junta Comercial do Estado do Amazonas) apontam que 290 pessoas jurídicas encerraram suas atividades em  maio um aumento de 17,9% em relação a abril de 2021 (246) e um diminuição de 7,93% sobre maio de 2020 (313). A abertura de novas empresas permaneceu estável, com uma leve queda de -0,4% em relação ao mês anterior (730), mas um avanço 29,7%, na comparação do mesmo período do ano passado (563). A Junta informou que os dados citados não incluem os MEIs (microempreendedores individuais), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal. O saldo acumulado nos cinco meses deste ano se manteve positivo, pois, de janeiro a maio de 2021, o Amazonas registrou 3.429 novos empreendimentos, 42% a mais do que em igual período do ano anterior (2.415). A mesma comparação, por outro lado, mostra uma diminuição de 7,6% nos registros de baixas de empresas-2020 (1.293) e 2021 (1.195).

TUDO SOBRE O PIX

Agradeço o convite e divulgo que no próximo dia 09 de junho, às 17h, será realizada, pela Fecomércio do Rio Grande do Sul, uma transmissão ao vivo com a assessora do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Mayara Trindade Yano, com o tema “Pix: oportunidades para empresas e novidades para 2021”. Maiores informações: 

 https://bit.ly/3fKuy

O AVANÇO DOS PAGAMENTOS DIGITAIS 

Com a pandemia o consumidor brasileiro mudou muito o seu comportamento. Isto é visível, por exemplo, nos meios de pagamentos. Basta verificar que, em 2020, os pagamentos sem contato cresceram 374%, impulsionados pela pandemia e pelas novas modalidades de pagamento, inclusive a criação do Pix. Hoje em supermercados, farmácias, redes de fast-food e até nos informais já se observam vendas por Pix ou por aproximação. Mas, há também seja no e-commerce, seja nos marketplaces, um movimento dos grandes players para investir em meios próprios de pagamento. Do cashback à pontuação maior nos programas de fidelidade, quem paga com o meio de pagamento favorito do varejista está obtendo vantagens. Um estudo da SBVC mostra que 71% das lojas físicas aumentaram sua base de clientes fiéis em, pelo menos, 5% com o uso de programas de pontuação, mostrando que este tipo de ferramenta funciona. Foi este tipo de fidelização que levou o Magazine Luiza, por exemplo, a lançar seu cartão digital, oferecendo cashback como estímulo à fidelidade.

BRASIL É  QUINTO EM EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS

Segundo o United States Green Building Council (USGBC), criador do sistema LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português) de classificação de edifícios sustentáveis, o Brasil,  em 2020. ocupou a 5ª posição no ranking mundial de sustentabilidade, do qual fazem parte 180 países. O Brasil possui mais de 1.500 construções sustentáveis, sendo que 641 são certificadas e 50 milhões de metros quadrados ainda buscam a certificação Green Building Council Brasil. A Certificação GBC Brasil Condomínio foi desenvolvida pelo Green Building Council Brasil, com intenção de fornecer as ferramentas necessárias para projetar, construir e operar condomínios residenciais que possuam alto desempenho e práticas sustentáveis.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress