Teia Digital

Brasil é campeão Mundial de Roubo de cargas – por Silvio Persivo

Cuspir não, coração. “Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável” (Cícero).

CONTAS PODERÃO SER ABERTAS E FECHADAS POR INTERNET

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou as pessoas físicas para abrir ou fechar contas de bancos por meio da internet. Segundo o Banco Central (BC), este será um serviço opcional que poderá ser oferecido pelos bancos. Fica por conta deles dispor de mecanismos de autenticação da identidade dos usuários. O BC informou que isto poderá ser feito por meio do reconhecimento de imagens ou voz. Usuários poderão enviar fotografias por meio de e-mail ou aplicativos, ou ainda utilizar certificados digitais. Tanto os novos clientes, quanto clientes buscando abrir novas contas em seus bancos poderão usar esses serviços. Mas, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que “as instituições financeiras irão analisar a norma para se adequar e estabelecer os procedimentos e controles para garantir integridade, autenticidade, confidencialidade e segurança das informações e documentos eletrônicos exigidos no processo”.

COMÉRCIO SEM GRANDES EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO DIA DAS MÃES

A estimativa de vendas para o próximo Dia das Mães, de acordo com a  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), não é das melhores, pois, se prevê uma queda de 4,1% em 2016. Se confirmado, este será o pior desempenho da data, a segunda principal período  do varejo, desde 2004. A previsão da entidade é de que a data comemorativa  movimente cerca de R$ 5,7 bilhões neste ano. A entidade estima que somente os setores de artigos de uso pessoal e doméstico (4,4%) e de vestuário, calçados e acessórios ( 2,3%) terão resultados mais positivos. Em Rondônia, mesmo os empresários mais otimistas, esperam, pelo menos, manter o nível de vendas do ano passado.

ABRIR UM NEGÓCIO EXIGE PLANEJAMENTO

O empreendedorismo é essencial para qualquer país. Ainda mais para um país como o Brasil que necessita crescer, desenvolver. Com a crise, por exemplo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que 10,2% dos trabalhadores estão desempregados. Ou seja, oficialmente são 10,4 milhões de pessoas desempregadas. Dados oficiais também apontam que existem em torno de 1,5 milhão de microempreendedores individuais. Em valores absolutos, o País está apenas atrás da China, no número total de empreendedores, ou seja, 21,1 milhões. Isto parece uma coisa notável. Não é. A questão é que a maioria absoluta dos nossos empreendedores o são para buscar uma alternativa de sobrevivência. São o que se chama de “empreendedorismo forçado”. O lado ruim de tal empreendedorismo se situa em que o negócio, em geral, se inicia sem planejamento, sem um “plano de negócios”, ou seja, não se tem o capital necessário nem se estuda a atividade o suficiente para enfrentar o início de uma atividade empreendedora, que não é fácil. Todo início de negócio esbarra em dificuldades mercadológicas, como a baixa rentabilidade, a falta de conhecimento do mercado, o estudo da viabilidade e a aceitação do público, entre outros fatores, o que redunda na alta mortalidade das empresas. Aqui, em Porto Velho, por conta destes fatores, constato que negócios, que poderiam ser promissores, fecham antes de três meses de abertos e, em alguns pontos, observei, durante um ano, que foram abertos e fechados, três tipos de atividades diferentes. Sempre recomendo que, antes de abrir um negócio, os novos empreendedores visitem o site do Sebrae (http://www.sebrae.com.br/) que é excelente, além de oferecer treinamento gratuito, para se aprender a elaborar um plano de negócios. Quanto mais se estuda e se planeja um novo negócio, menos se erra.

EXPRESSO HB É A NOVIDADE DO SIM

Anunciado que, a partir do próximo domingo (1º), o Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM) terá uma nova rota para quem se dirige ao Hospital de Base. Trata-se da linha “Expresso HB”, com intervalos de 25 minutos, segundo consta, a nova linha terá um itinerário pela avenida Jorge Teixeira, saindo do Terminal do HB, até a Amazonas, depois acessa a rua Miguel Chaquian, Raimundo Cantuária e retorna para a Jorge Teixeira até o Terminal HB. Segundo Elizabete Barofaldi, diretora executiva do Consórcio, “A linha fará integração com todos os ônibus que cruzam a Jorge Teixeira, independente do sentido (centro ou bairro) e vai reduzir o tempo de viagem daquelas pessoas que precisam se dirigir ao HB e adjacências”.   O projeto do SIM é retirar das rotas das outras linhas de ônibus o trajeto até o HB.

FAMÍLIAS BRASILEIRAS ESTÃO MENOS ENDIVIDADAS EM ABRIL

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as famílias estão menos endividadas em abril. A pesquisa aponta que 59,6% das famílias possuem dívidas,  uma queda na comparação mensal (60,3% em março de 2016) e anual (61,6% em abril de 2015). Este resultado evidencia a retração do consumo com uma cautela maior do consumidor – analisa a economista da CNC Marianne Hanson. O percentual de famílias com contas em atraso – 23,2% – é menor do que em março, quando era de 23,5%. O resultado, no entanto, é maior do que há um ano, quando eram apenas 19,7%. Outro indicador que também diminuiu na comparação mensal é o das famílias que não terão como pagar as dívidas.  Em abril, o percentual foi de 8,2%, ante 8,3% em março e 6,9% em abril de 2015.

CAMPEÃO MUNDIAL DE ROUBO DE CARGAS

O roubo de cargas tem sido um dos crimes que mais crescido no Brasil a ponto de ter se transformado no campeão mundial de assaltos ultrapassando países como México, África do Sul, Somália e Síria, que sempre foram tidos como de “altíssimo risco” pela Freight Watch International, uma  consultoria especializada em roubos de cargas do mundo. Segundo a Associação das Transportadoras, em um ano, cresceu 16% no país dos 17 mil casos registrados, 85% foram no Sudeste. Um levantamento da CNT – Confederação Nacional do Transporte, de 2014, estimava, naquele ano, os roubos de cargas já provocavam prejuízos superiores a R$ 1 bilhão. Imagine agora que cresceu. É de se acentuar que para roubar os caminhões são usados armamento pesado e as ações, em geral, são extremamente violentas.

 

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com