Indicação tirou Manaus que sonhava pela vaga.
O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB) está animado com a indicação do seu estado para sediar a COP-30, em 2025, inclusive o pedido de formalização já foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na corrida que tinha Manaus, Belém levou vantagem, isso porque dos sete estados da Região Norte, o governador paraense, Helder Barbalho foi o principal cabo eleitoral do presidente Lula, nas eleições de 2022, quando a maioria dos governadores desta Região do país fizeram coro apoiando o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL).
Assim que soube da indicação de Belém para ser sede da COP-30, o emedebista trouxe a informação explicando que o pedido já tinha sido feito através do Itamaraty.
“Quero agradecer presidente o gesto do governo federal, a importância da dimensão de que o Brasil deve trazer esse discursão, que é o maior evento climático do planeta, a COP-30. Belém, no estado do Pará de portas abertas para debater a Amazônia, para discutir o clima no mundo e encontrar soluções”, afirmou Barbalho.
No ano passado, durante a COP-27, Lula colocou o Brasil a disposição, isso dado aos acontecimentos ocorridos nos últimos quatro anos, na gestão de Bolsonaro, onde o desmatamento e as queimadas cresceram, na Amazônia Legal. “Eu tinha assumido o compromisso no Egito na COP-27”, disse Lula.
Na sua rede social Twitter, @Lula destacou a indicação oficial de Belém com sede da COP-30. “Hoje conversei com o governador do Pará, Helder barbalho, sobre a formalização da candidatura de Belém como cidade sede para a COP-30. Esperamos poder receber o maior evento climático do mundo em uma cidade parte da Amazônia brasileira”, finalizou Lula.
FONTE: NEWS RONDÔNIA – AUTOR: EMERSON BARBOSA
Add Comment