Esta é a quarta participação do Banrisul no projeto. O HackatAgro promove a digitalização do agronegócio brasileiro.
O Banrisul é o patrocinador do primeiro desafio realizado em 2022 pelo HackatAgro, movimento de digitalização do agronegócio brasileiro. O tema do hackathon será divulgado em maio, mês em que também começarão as inscrições. A avaliação de projetos e ideias será feita em junho. Em dezembro do ano passado, a instituição financeira gaúcha promoveu desafio em busca de propostas para incentivar o mercado de créditos de carbono.
“É uma grande satisfação contar com o Banrisul pelo quarto ano consecutivo para buscar soluções que ajudem a melhorar a vida dos produtores rurais e do agronegócio de uma maneira geral. Esse compromisso mostra que a instituição aposta na inovação colaborativa e aberta em prol de um futuro mais produtivo, sempre com respeito às pessoas e ao meio ambiente”, afirma Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, empresa realizadora do HackatAgro.
De acordo com o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, “o agronegócio é um dos pilares estratégicos do Banco, por isso apoiamos iniciativas que têm como propósito promover a digitalização e a inovação no campo. Entendemos que a difusão e o desenvolvimento de novas tecnologias podem contribuir significativamente para o êxito cada vez maior do setor”.
“O hackathon promovido pelo Banrisul será o primeiro de quatro desafios, empresas e entidades para um processo colaborativo que contribui para o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas para o tema proposto, com ideias que tragam eficiência, renda e sustentabilidade”, destaca Donário Lopes de Almeida, idealizador do movimento.
Após a revelação do desafio, as inscrições estarão abertas no site www.hackatagro.com, para interessados de todo o País (e do mundo). A maratona será realizada de forma virtual nos dias 03, 04 e 05 de junho, sendo os vencedores revelados e premiados ao final.
Mais de 700 inscritos em 2021
“Em 2021, seu terceiro ano de existência, o HackatAgro somou números excepcionais. Foram 216 horas de maratonas e mais de 700 empreendedores e 46 startups inscritos, além de 75 mentores, que participaram de discussões, trocas de ideias, prototipagens e formulações de soluções inovadoras para acelerar a digitalização do agronegócio brasileiro”, resume Alberto Meneghetti. No período, além do hackathon com o Banrisul, a Claro e a Yara também propuseram desafios.
O Desafio Claro de 2021 abordou a gestão efetiva da proteção de cultivos, destacando os impactos ambientais, tendo a SprayTech como vencedora. A Yara buscou soluções de rastreabilidade do caminho da soja e assim desenvolver soluções para melhorar a elegibilidade do biodiesel, tendo a AgTrace como campeã. Já o Banrisul levantou a discussão de como tangibilizar o crédito de carbono para os produtores, desafio vencido pela Soluções IoT.
FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO
Add Comment