O estranho nos é familiar. “As pessoas dizem que faço escolhas estranhas, mas não são estranhas para mim. Minha doença é que sou fascinado pelo comportamento humano, pelo que está sob a superfície, pelos mundos dentro das pessoas ” (Johnny Depp).
REABRE O MEMORIAL MARECHAL RONDON
Fechado, desde o início da quarentena, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Memorial Marechal Rondon, em Santo Antônio, voltou a receber visitas, a partir do último dia 29 de outubro, de terça a domingo, das 10h até as 16:00 horas. No museu se encontra, entre mais de 400 peças, um dos aparelhos de telegrafo usado por Rondon em sua expedição. Também é possível assistir um filme de 06 minutos sobre o militar. Não há problemas de estacionamento no local.
A PRESENÇA MUDA DA MAIORIA SILENCIOSA
Eleição é sempre uma incógnita. Principalmente, uma como a atual que se realiza no meio de uma pandemia e com um grande desinteresse da população, apesar de sua importância. Somente para os leitores que tem capacidade de entender alerto para os sinais que as últimas pesquisas deram. Quem subiu ou desceu e porquê. É uma pista muito segura para o que deve acontecer. Ao que parece a maioria silenciosa vai exercer sua preferência sem dar muita atenção ao que os candidatos falam ou criticam. Vamos ver. A campanha, agora, não tem mais tempo para quase nada e será muito difícil se alterar. Os candidatos não empolgam.
NATAL AZUL
Foi lançado pelo Sebrae em Rondônia, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL), na quarta-feira 28, a Campanha Natal Azul, com o objetivo de reunir lojistas da capital para otimizar suas vendas de fim de ano, em uma iniciativa híbrida (presencial e on line), em uma união de esforços para melhorar as vendas, com as quedas ocasionadas pelo coronavírus. Segundo Samuel Almeida, diretor Técnico do Sebrae/RO,
“Nós estamos disponibilizando uma experiência inovadora, dentro do momento que vivemos; potencializando a comercialização das empresas do varejo, tanto do aspecto físico, como aspecto visual; ou seja, a migração das empresas para o on line. Com isso, vamos fazer um movimento promocional de divulgação ampla, no qual nós pretendemos contribuir pra performance do varejo, este ano”.
ESTÃO SUBESTIMANDO O SÃO PAULO NO BRASILEIRÃO
É raro, muito raro, falar de futebol aqui, mas, não posso deixar de, como um comentarista de futebol bissexto, deixar de assinalar que se subestima o São Paulo. É verdade que o que ocorreu, os 4×1 sobre o Flamengo, tem um componente de sorte (mas, a sorte é necessária para as equipes vencedoras). Porém, somente se ressalta o fato de que o time ainda tem três jogos a menos, porém, há um dado significativo que não se ressalta: só foi derrotado duas vezes! Ou seja, há uma grande possibilidade de que seja o campeão do primeiro turno. É uma análise sem paixão. E vou logo esclarecendo: não sou sãopaulino.
INDÚSTRIA AMAZONENSE DÁ SINAIS DE AQUECIMENTO EM SETEMBRO
A indústria do Amazonas voltou a ficar mais aquecida, em setembro, é o que divulga a FIEAM (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), comdados da Sondagem Industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria) onde melhoraram o faturamento, o nível de uso da capacidade instalada, além, de aumento nas contratações e horas trabalhadas. O faturamento da indústria amazonense cresceu 20,2%, de agosto para setembro, e aumentou 51,4%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos nove meses de 2020, as empresas reverteram as perdas da pandemia e avançaram 6,2%. A CNI aponta que o índice de evolução da produção da manufatura nacional (59,1 pontos) subiu 0,68% entre agosto e setembro e 21,11%, em relação a 12 meses atrás, no entanto, continua menor em 2,83%, no aglutinado do ano. O índice de UCI (Utilização da Capacidade Instalada) avançou 6,5%, de agosto (72,7%) para setembro (77,4%), embora tenha ficado estável em relação a setembro do ano passado (+0,8%), porém, apresenta recuperação no acumulado (+1,6%). A UCI da indústria nacional foi de 72%, em setembro, com aumento de 1,41% sobre agosto (71%) e 4,35% ante o dado de 12 meses atrás (69%). “A atividade industrial está operando acima do nível usual para o mês.
AVALIAÇÃO DO COPOM É POSITIVA, MAS, RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA É GRADUAL
Como se esperava, na última reunião do Conselho de Política Monetária do Banco Central-COPOM, foi mantida a taxa de 2% da Selic, o que, de certa forma, sinaliza que as taxas de juros deve permaneçam em 2% até julho do próximo ano, ou seja, negativa em termos reais. É um sinal de que a economia está em recuperação gradual. Neste cenário, embora vá sempre existir, as pressões inflacionárias devem ser limitadas. Também penso que a atual sensação de aumento da inflação é temporário, derivado da maior demanda dos segmentos de menor renda advindo das injeções de recursos dos auxílios emergenciais, da moeda fraca e alta de preços no exterior. É por isto que a previsão de inflação para 2020 deve rondar a casa dos 3%, porém, se mantém a previsão para 2021 de 3,5%. A diminuição da demanda, certamente, deve manter a inflação e impedir que continue crescendo no ritmo atual. Vale lembrar que o auxílio emergencial já foi reduzido pela metade e o mercado de trabalho teve uma melhora leve recente, mas, o desemprego continua muito elevado. Os dados são melhores do que o esperado, tanto que o mercado melhorou a previsão do PIB de 2020 para -4,8%, a melhor entre as principais economias latino-americanas, contudo, se não requer maiores estímulos monetários a economia não recuperou ainda o dinamismo necessário para recuperar suas perdas.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
Add Comment