Cidades

Associativismo cresce cada vez mais em Rondônia

Dois milhões e seiscentos mil litros de leite por dia, 279 associações com 2,1 mil produtores rurais evidenciam o crescimento cada vez maior da pecuária leiteira rondoniense.

Relatório divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Rondônia revela o avanço no setor associativista, graças a incentivos tecnológicos.

Segundo o secretário executivo da Emater, Luiz Gomes Furtado, isso ocorre desde 2002, quando lançou o Programa  de Melhoria da Qualidade do Leite (Proleite), durante seu primeiro mandato. “Em quatro anos do Governo Confúcio Moura, o programa recebeu grande incentivo, sobretudo, o compromisso do governador com o desenvolvimento do setor”, ele comentou. O quadriênio correspondente a 2011-2014.

A produção leiteira cresceu de 2,2 milhões de litros por dia em 2010 para 2,69 milhões atualmente. Com o Projeto Inseminar,  avançou também o melhoramento genético do rebanho do gado leiteiro.

Gomes lembra que, em 2010 a Emater assistia duzentas associações rurais, beneficiando cerca de 1,3 mil criadores. Em 2014 esse número saltou para 279 associações e 2,19 mil produtores rurais. “Vacas inseminadas e bezerros nascidos do projeto mais que dobraram em quatro anos”.

O programa de pecuária leiteira também inclui ações de sanidade animal e manejo de pastagem. O Estado de Rondônia dispõe de um laboratório de qualidade do leite, instalado nas dependências da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Fonte: Assessoria Governo de Rondonia

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress