A Albiceleste jamais perdeu uma partida em tal instância, desde a criação do atual formato do torneio
A Argentina encerrou a preparação visando o jogo contra a Croácia, válido pela semifinal da Copa do Mundo. O duelo definirá o primeiro finalista da edição disputada no Catar e, além da vaga em si, tem valor ainda maior para a Albiceleste. Scaloni, Messi e companhia defenderão uma invencibilidade histórica da seleção argentina em tal instância.
Os hermanos jamais foram derrotados em semifinais de Copa do Mundo. Desde que o atual formato do torneio foi implementado, em 1986, a Argentina chegou à fase três vezes, sem contar com a atual edição, chegando na final em todas elas. Antes disso, a Albiceleste esteve em outras duas decisões, sendo campeã em 1978 e vice em 1930, na primeira edição do torneio.
1930
A primeira edição da Copa do Mundo foi marcada por domínio absoluto dos sul-americanos. Tanto que a final foi disputada entre Argentina e Uruguai e vencida pelos uruguaios, por 4 a 2. Para chegar à decisão, os argentinos despacharam os Estados Unidos na semifinal, com goleada impiedosa de 6 a 1. Os gols foram marcados por Monti, Scopelli, Stábile (2) e Peucelle.
1986
No ano mágico de Maradona, que culminou no segundo título de Copa do Mundo da Argentina, a equipe sul-americana enfrentou a primeira grande geração da Bélgica na semifinal. Apesar dos esforços dos belgas para conter o gênio da camisa 10, ele fez chover no Estádio Azteca e marcou os dois gols da vitória por 2 a 0. A Albiceleste venceria a Alemanha na decisão, por 3 a 2.
1990
Na Copa do Mundo disputada na Itália, a Argentina buscava o tricampeonato e tinha os anfitriões pela frente na semifinal. Após empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, as equipes disputaram a vaga nos pênaltis e o goleiro Goycochea brilhou. O arqueiro garantiu a classificação com duas defesas, mas não conseguiu repetir o ato na final. Em revanche de 86, a Alemanha levou a melhor com gol de Brehme, da marca da cal.
2014
A disputa de semifinal mais recente da Argentina foi em 2014, quando a Albiceleste enfrentou a Holanda na instância. Em jogo marcado pelas defesas, as equipes empataram em 0 a 0 e, mais uma vez, decidiram a vaga nos pênaltis. Sergio Romero foi o herói para a Albiceleste, defendendo as cobranças de Vlaar e Sneijder. Curiosamente, a seleção argentina perdeu a final novamente para a Alemanha, pelo mesmo placar de 1990, com gol de Mario Gotze.
A única final atingida pelos argentinos sem a disputa de uma semifinal foi em 1978. Na ocasião, a Argentina era anfitriã da Copa do Mundo, e o formato do torneio era diferente. A última instância antes da decisão era um quadrangular final, no qual a Albiceleste superou Brasil, Polônia e Peru. Na decisão, os hermanos venceram a Holanda por 3 a 1 e conquistaram seu primeiro título da competição.
Em busca de sua sexta final, a Argentina enfrenta a Croácia nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail. O vencedor do confronto encara França ou Marrocos, outro confronto da semifinal, na decisão.
FONTE: LANCE
Add Comment