O Fundo Russo de Investimento Direto e a farmacêutica União Química anunciaram que vão pedir o uso emergencial da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, para a Anvisa. O pedido deve ser feito ainda nesta semana, segundo o anúncio desta quinta-feira, 13.
O uso emergencial da vacina já foi aprovado na Argentina, na Argélia, Bolívia, Sérvia e também na Palestina. No Brasil, para a aprovação, é preciso que o imunizante esteja na fase 3 de testes. Em 29 de dezembro, foi feito um pedido para que a Sputnik V seja testada em humanos no país.
Além do anúncio do pedido, o fundo e a farmacêutica também afirmaram que tem um acordo para o envio de 10 milhões de doses do imunizante até março. O primeiro lote tem previsão para chegar ao Brasil ainda em janeiro.
Em dezembro, o Rússia divulgou que a vacina tem eficácia de 91%, no entanto, os dados não foram publicados em revistas científicas.
A Sputnik V seria a terceira vacina a pedir o uso emergencial no Brasil. A Anvisa já recebeu o pedido da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac, e da vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.
FONTE: YAHOO NOTICIAS
Add Comment