Aplicativo está facilitando o trabalho dos técnicos de campo e contribuindo para vencer os desafios da chamada Ater 4.0
Promover um serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) capaz de fazer com que a inovação tecnológica e o conhecimento desenvolvidos no País cheguem ao homem do campo é um dos desafios da chamada Ater 4.0, proposta pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).
Segundo o presidente Ademar Silva Jr., a Anater tem o desafio de fazer chegar os serviços de Ater aos mais de 3,5 milhões de produtores do País, especialmente aos agricultores familiares das regiões mais vulneráveis, e para isso está estabelecendo parcerias para qualificar e equipar os extensionistas rurais para que possam levar ao campo a inovação tecnológica que vai promover, realmente, o salto de qualidade e de produtividade que se espera da Ater 4.0 e da Agricultura 4.0.
“Uma das soluções que estamos adotando é o aplicativo do Sistema de Gestão de Ater da Anater, o SGA Mobile, que além de facilitar o trabalho dos técnicos de campo, também está possibilitando o acompanhamento e a avaliação da execução das ações dos projetos realizados pela Anater e seus parceiros, em tempo real”, explica.
Segundo o presidente, o SGA Mobile já está sendo utilizado nos projetos da Anater desde o ano passado e, periodicamente, os técnicos passam por treinamento para se atualizar sobre as novas funções e possibilidades do aplicativo. “Neste mês de março, a equipe de instrutores da Anater está fazendo uma série de oficinas de atualização em várias regiões do Brasil. Nossa proposta é utilizar a tecnologia e a conectividade para promover mais autonomia para os técnicos, de forma que eles possam ajudar o homem do campo a produzir mais, com mais qualidade, menor custo e de forma cada vez mais sustentável”, completa.
SGA
A plataforma do SGA foi construída em ambiente de software livre, com solução tecnológica para análise, monitoramento e avaliação de todos os programas e projetos da Anater.
O SGA possibilita avaliar o desempenho das entidades executoras de Ater, fazendo o acompanhamento, inclusive, do técnico que insere as informações no sistema, facilitando a tomada de decisão e melhorando o desempenho no cumprimento das metas propostas, através de uma interface amigável.
O sistema também possibilita gerar relatórios a partir do cruzamento das informações lançadas, a operacionalização dos processos de credenciamento e de formação, o monitoramento e avaliação, e o acompanhamento individual de cada contrato e do trabalho de cada gestor, bem como dos indicadores que norteiam as atividades executadas.
Essas informações também contribuem para a efetivação do cronograma de desembolso, uma vez que os recursos são liberados conforme cumprimento das metas.
ACESSO
Para facilitar a utilização do SGA Mobile, a Anater disponibilizou em seu portal um manual e uma série de tutoriais em vídeo com orientações para o trabalho do técnico, desde a preparação da visita até a validação das atividades na propriedade.
O manual pode ser consultado no link: http://www.anater.org/ascom/publicacao/visualizar/arquivo/58
Já os vídeos podem ser acessados pelo link: http://www.anater.org/multimidia-videos-tutoriais.jsp
OFICINAS
Confira, a seguir, a programação das oficinas de atualização para técnicos, neste mês de março. As oficinas são realizadas em parceria com as empresas públicas estaduais prestadoras de Ater.
13/03
EMATER-RN NATAL
Local: Natal/RN
EMDAGRO
Local: Aracaju/SE
18/03:
EPAGRI
Local: Florianópolis/SC
EMATER-MG
Local: Belo Horizonte
EMATER-AL
Local: Maceió/ AL
19/03
EMATER-MG
Local: Montes Claros/MG
24/03
EMATER-PA
Local: BELÉM/PA
26/03
EMATER-RS
Local: PORTO ALEGRE/RS
FONTE: ASSESSORIA ANATER
Add Comment