Acadêmicos de nutrição da faculdade São Lucas falaram aos hipertensos e diabéticos
Temas como hábitos alimentares saudáveis e prática de atividade física, como a caminhada, foram temas abordados na palestra realizada pelas acadêmicas do curso de Nutrição da Faculdade São Lucas, por meio de parceria com a Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa), para hipertensos e diabéticos que fazem acompanhamento na Unidade de Saúde da Família, do Bairro Areal. Elas prepararam um café da manhã especial para os pacientes.
As alunas, primeiramente, fizeram uma visita à diretora da UBS para saber quais os principais agravos registrados. “Então, ela nos passou que seriam diabete e hipertensão. Diante disso, decidimos abordar esse tema para falar sobre como uma alimentação equilibrada pode ajudar esses pacientes”, explicou a acadêmica Clara Alves.
“O hipertenso e o diabético controlam a doença com medicamentos, mas a base para o equilíbrio está no hábito alimentar”, declarou a diretora da UBS, Maria Marim Ribeiro, frisando que o ideal é evitar alimentos industrializados, “pois contém muito sal e açúcar também, mas muitos pacientes não sabiam disso, dai a importância da palestra”.
Atualmente a UBS do Bairro Areal tem aproximadamente 150 pacientes que são insulinodependentes, ou seja, que fazem aplicação diária de injeções de insulina e que são hipertensos.
A hipertensa, Marcele Pereira da Silva, de 65 anos, relatou a importância da ação. “Sou hipertensa e fui muito bem orientada hoje”.
FONTE: Comdecom
Add Comment