Edgar do Boi discute com vereador e produtores medidas para acabar com perda de produção
Safras de arroz, carne, farinha, peixe e guaraná são perdidas parcialmente todos os anos nas pequenas e médias propriedades rurais de Canutama, município amazonense ao sul do Amazonas, na divisa ao norte de Porto Velho. Para mudar essa realidade, o vice-prefeito porto-velhense Edgar do Boi recebeu na manhã desta terça (31) em seu gabinete o vereador Rui Barbosa, do município amazonense e o produtor Gil Vaz Filho, de quem ouviu as queixas.
A preocupação da prefeitura de Porto Velho com a situação dos agricultores canutamenses procede. “A totalidade do que se produz no município amazonense é vendida na capital rondoniense, e tudo que ganham os produtores gastam aqui também”, diz Edgar.
Segundo o principal assunto da pauta da reunião, Edgar do Boi vai sugerir ao prefeito dr Hildon Chaves a elaboração de um convênio com a prefeitura de Canutama para que os produtores locais sejam atendidos por Porto Velho em função da complicada geografia e, principalmente, pela situação da malha viária existente da região.
“Nós planejamos atendê-los através da Subsecretaria de Obras, melhorando a situação das estradas para agilizar o escoamento da produção. São mais de 4,5 mil famílias que estão numa situação muito difícil”, reconheceu o vice-prefeito.
“Em 2013, tive uma perda de 4 mil sacas de arroz porque não tinha como escoar a produção”, reclamou Gil Vaz. A proposta é que as prefeituras trabalhem em parceria, que inclui ainda a Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Velho.
Texto e fotos Comdecom
Add Comment