A Campanha “Julho Amarelo” tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais
No decorrer deste mês alusivo à campanha Julho Amarelo, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, o Governo de Rondônia, com ações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, programou atividades que têm por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e combate às hepatites virais. Até o dia 31, o Núcleo de Vigilância e Monitoramento das IST/AIDS e Hepatites Virais – NISTHV, desenvolverá nas unidades de saúde e comunidades, ações de oferta de testes rápidos, solicitação de sorologia, palestras, distribuição de material educativo.
As atividades terão a parceria da Secretaria de Estado de Saúde – Sesau; secretarias municipais de Saúde; Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Perícias Médicas Estadual – Cepem, uma instituição de ensino superior; e a sociedade civil organizada. O Governo de Rondônia busca na parceria, potencializar o trabalho de assistência governamental.
PROGRAMAÇÃO
As ações serão realizadas de forma intensa durante o mês de julho, em destaque ao Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, comemorado dia 28. Dentre as principais realizações estão testes para a doença e distribuição de preservativos; ações educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis; e ações de sensibilização para importância da testagem. “O tratamento para a doença é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS, assim como os testes rápidos para detectar a doença, que ficam disponíveis nas unidades de saúde”, informou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.
No começo do mês foi realizado um Workshop para profissionais e acadêmicos da área de saúde e agentes comunitários de Porto Velho, com palestras ministradas por especialistas no setor. Até o dia 31 deste mês, os parceiros participam dos projetos pilotos Hospital João Paulo II na Comunidade e Cemetron Itinerante, realizando atendimento em organizações religiosas com distribuição de material educativo, preservativos, aconselhamento, testes rápidos e palestras.
A coordenadora NISTHV da Agevisa, Francilene Alves de Miranda frisou sobre a ação. “A partir do dia 21 programamos atendimento na área ribeirinha, por intermédio do projeto Rondônia Viva Melhor, com orientações e oferta de testagem rápida. Já a partir do dia 27 realizaremos palestras e oferta de testes rápidos para servidores, em parceria com as equipes das unidades de saúde estaduais Hospital João Paulo II e Cemetron, e as unidades municipais José Adelino, Ernandes Índio e Renato Medeiros, geridas pela Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, de Porto Velho”.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment