Plano de investimentos no aeroporto foi apresentado ao governador Marcos Rocha
O plano de investimentos para o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, foi apresentado ontem (11), por representantes da Vinci Airports, empresa que ganhou a concessão do espaço por 30 anos. O projeto foi apresentado ao governador Marcos Rocha, no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia, na Capital.
A Vinci Airports, concessionária francesa é considerada uma das principais operadora aeroportuária do mundo. Está presente em mais de 20 países, fazendo parte da construção sustentável de 53 aeroportos em praticamente em todos continentes.
Durante a apresentação do projeto, representantes da empresa afirmaram que após passar por uma grande reforma, o aeroporto de Porto Velho será o maior da região Norte. “Será uma das maiores obras que vamos fazer entre os terminais da Amazônia”, afirmou a a CEO da Amazonia Airports Conssession, Karen Strougo.
Com a reforma, o aeroporto de Porto Velho ganhará uma nova estrutura de dois andares, receberá duas pontes de embarque, um terminal de passageiros de mais de 1.700 metros quadrados e pistas com aporte necessário para garantir operações de pouso e decolagem de grandes aeronaves.
Além dos investimentos previstos na estrutura, o aeroporto também contará com um plano de sustentabilidade, que visa a redução de gases de efeito estufa, o reaproveitamento de resíduos sólidos e a reutilização das águas residuais.
Consta ainda no projeto, a realização de um programa de manejo para preservação da fauna e a instalação de uma usina solar.
O governador Marcos Rocha, destacou o avanço na economia com os benefícios que serão ofertados pelo desenvolvimento do aeroporto. “O estado de Rondônia tem trabalhado muito para fazer com que os aeroportos regionais funcionem. A parte aeroportuária é extremamente importante para permitir o desenvolvimento. Que venha logo os investimentos para que tenhamos um aeroporto internacional operando na região”, enfatizou o governador.
Sobre a Vinci Airports
A Vinci Airports opera atualmente oito aeroportos no Brasil. Neste ano, a empresa iniciou a operação dos aeroportos da Amazônia, o chamado bloco Norte.
Além de Porto Velho, foi conquistada a concessão de outros municípios de estados da região Norte: Manaus (AM), Tabatinga (AM), Tefé (AM), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Boa Vista (RR).
A concessão do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira ocorreu após a empresa aeroportuária Vinci Airports vencer o leilão ocorrido em 2021.
FONTE: SECOM/RO
Add Comment