Não sei de nada mesmo. “Se eu conhecesse a causa da minha ignorância, seria um sábio” (Khalil Gibran).
FEIRA DOS EMPREENDEDORES TERÁ EDIÇÃO PRÓXIMA DO CPA
Como uma forma de impulsionar a economia local e apoiar os pequenos empresários, o Governo de Rondônia realiza mais uma edição da Feira de Empreendedores no próximo dia 28 de março, na rua Pio XII, ao lado do Palácio Rio Madeira (PRM) no Centro Administrativo. As atividades serão iniciadas às 19h30 e se estendem até às 21h. A programação inclui atrações culturais e artísticas, e a população pode participar durante todo o dia, contribuindo para o fomento dos pequenos negócios da região. Executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento conta com a participação de 110 empreendedores de diversos segmentos, como agroindústria, produtos regionais, artesanato e culinária e possui uma praça de alimentação.
PROFESSOR JOSÉ ALDENOR NEVES SE APOSENTA NA UNIR
O ex-secretário de planejamento do Estado de Rondônia, mas principalmente um dos primeiros professores da UNIR, quando ainda era o núcleo do CESUR-Centro de Ensino Superior de Rondônia, Aldenor José Neves, depois de quase 44 anos de exercício do magistério fecha uma página de sua história ao se aposentar no último dia 22 de março. Neves, reconhecido por sua capacidade técnica, foi sempre um dos melhores planejadores orçamentários do Estado tendo inclusive, no ano passado, sido homenageado pelo Ministério Público do Estado de Rondônia. Ao notável professor, um cearense ilustre de Rondônia, nossos votos de muito sucesso nestes novos tempos de aposentado.
A SEMANA SANTA NÃO É MAIS A MESMA
O mundo ficou muito diferente. Domingo de Ramos passou quase sem se perceber e, poucas pessoas, lembram que, na quarta-feira (14), foi o início da Quaresma. Muitas outras pessoas, por exemplo, se espantaram com o feriado da próxima sexta-feira. Nem sabiam que era sexta-feira santa. Está longe o tempo em que a celebração da da Semana Santa, que ocorre durante a Semana da Paixão, antes da Páscoa, se constituía num tempo de recolhimento e meditação. A Sexta-feira Santa que marca a crucificação e morte de Jesus Cristo, que continua a ser para os cristãos um dia de penitência e luto pela morte de Jesus na cruz, seguido pelo Domingo de Páscoa, que celebra sua ressurreição parece distante da maioria das pessoas, inclusive pelo crescimento de outras religiões no país.
PESCA ESPORTIVA DE RONDÔNIA MARCA PRESENÇA EM EVENTO NACIONAL
O Governo de Rondônia e empresários liderados pela Federação do Comércio do Estado de Rondônia participaram da 16° edição do Pesca & Companhia Trade Show e do 2° Fórum Nacional do Turismo de Pesca, que acontece em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de março. O evento, reuniu empresários do setor, como fabricantes, importadores, operadores de turismo, agentes de viagens e demais agentes públicos envolvidos com o turismo de pesca. A evolução da pesca esportiva no Brasil, bem como as políticas públicas efetivas para o seguimento, são temas debatidos durante o Fórum, com a contribuição de representantes das Secretarias de Turismo dos Estados de Rondônia, Amazonas, Goiás, Pará, Mato Grosso e São Paulo. A programação contou com a apresentação de cases de sucesso dos empresários rondonienses, Claudio Hikague e Anderson Guedes. O vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves participou do evento e cumpriu agenda com empresários de pesca, visando o fortalecimento da categoria, destacando que, “o Estado tem alto potencial turístico, inclusive no setor da pesca esportiva. Nesse sentido, o Governo do Estado tem fomentado a iniciativa e o crescimento do setor, com programas desenvolvidos na área”.
EXPECTATIVA É DE CRESCIMENTO DE 2% NO FATURAMENTO DA PÁSCOA
Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) as vendas de Páscoa devem registrar um aumento no faturamento, este ano, de cerca de 2%, em comparação com março de 2023, de acordo com o modelo de previsão do varejo do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da ACSP. Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, “esse crescimento pode ser atribuído ao aumento da renda e da ocupação, em meio a um contexto de elevado endividamento das famílias, juros ainda altos e diminuição da confiança do consumidor.” Também, em 2023, a Páscoa foi celebrada em abril, o que resultou em mais dias para os consumidores realizarem compras durante o período. Embora para o varejo a data não seja uma das mais significativas seu efeito sempre se faz sentir nos alimentos, com destaque para os ovos de chocolate, e bebidas o que melhora o desempenho dos super e hipermercados.”
MERCADO INTERNACIONAL DE PASSAGEIROS TEVE RECORDE EM FEVEREIRO
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no mês de fevereiro 2,04 milhões de turistas viajaram em rotas internacionais. Na comparação com o mesmo período do ano passado foi um crescimento de 28,7% na movimentação. Este foi o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica dos dados, inaugurada em 2000, e a primeira vez, no mês de fevereiro, que a movimentação de passageiros no mercado internacional supera os 2 milhões. A rota mais movimentada foi Santiago, no Chile, Guarulhos, em São Paulo, com mais de 111 mil turistas, depois Santiago/Galeão, no Rio de Janeiro, com 81.436 viajantes. O terceiro trajeto mais movimentado foi Guarulhos/Buenos Aires, na Argentina. Passaram por esta rota mais de 81 mil passageiros. O número de voos para o exterior também apresentou alta na comparação com igual período de 2023. Em fevereiro agora, a aviação civil brasileira registrou 11.557 voos contra 9.231 no ano passado, um aumento de 25%.
Add Comment