Há muitos que gostam mais de palavras doces e mentirosas. “Uma palavra grosseira, uma expressão bizarra, ensinou-me por vezes mais do que dez belas frases” (Denis Diderot).
DEMANDA POR MAIS VOOS FOI EXPOSTA EM EXPOSIÇÃO DA ABAV
Uma comitiva do setor de turismo de Rondônia esteve presente na 49ª Abav Expo, a maior feira de negócios de turismo do Brasil e uma das mais conceituadas das Américas, que aconteceu até sexta-feira (23), em Olinda (PE), no Centro de Convenções de Pernambuco. No estande da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) foi recebido, na tarde de quarta-feira (21), a visita de representantes do Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur), acompanhados do CEO da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Verás, e do diretor da Azul Viagens, Alexandre Melita, quando a secretária Glayce Bezerra apresentou as dificuldades da região referentes à malha aérea. O diálogo aconteceu com o objetivo de aumentar a oferta de voos com chegada e partida para Porto Velho, como forma de atrair turistas e fomentar o desenvolvimento do estado no setor, ampliando o leque de produtos da companhia na região. Representando a Fecomércio Rondônia, a consultora Cileide de Macedo fez uma exposição sobre a necessidade de ampliar o número de voos e de assentos e dos problemas da falta de voos regionais, em especial para o interior de Rondônia no qual a distância entre os municípios são longas e o acesso acaba acontecendo apenas via BR-364 aumentando sua periculosidade por causa da grande movimentação das carretas de soja.
SANTANDER PROJETA CRESCIMENTO DE 2.7% PARA O PIB DE RONDÔNIA EM 2022
O Departamento Econômico do Santander projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia, a soma de tudo que é produzido de bens e serviços durante o ano, deve crescer 2,7% em 2022. O desempenho supera a previsão do PIB do Brasil, que, supostamente, deve crescer 2,6% no período, e a região Norte, que tem previsão de crescimento de 1,7%. As estimativas fazem parte de um estudo sobre economia regional que o banco faz todo ano para estados e regiões do País para o horizonte de 2020 a 2023. Como antes Rondônia cresceu 4% em 2021 e teve uma queda de 1,3% em 2020, e como o próprio estudo reconhece que os serviços pesam muito no Estado, acredito que vão errar e o crescimento estadual será ainda maior.
E-COMMERCE DA AMÉRICA LATINA CRESCE DE FORMA ACELERADA
O mercado de e-commerce na América Latina alcançou, em 2021, 139 bilhões de dólares em 2021, mas tem previsão de chegar a 4,9 trilhões em 2025. É o que aponta um levantamento conduzido pela Magis5, startup que desenvolve soluções para integração com os principais marketplaces e plataformas de e-commerce. A empresa compilou os dados nos principais players do e-commerce da América Latina, como VTEX, Magalu, Mercado Livre e Americanas, para entender a situação atual deste mercado e, também, traçar estratégias para ações futuras, já que o foco da empresa é conectar e automatizar a operação dos vendedores dentro desses canais. Segundo a empresa, no 1º trimestre de 2022 os principais players de e-commerce, como a VTEX, multinacional brasileira de tecnologia, e clientes como Sony, Walmart, Coca-Cola e AB InBev, apresentaram um crescimento em receita e GMV (métrica que se aplica ao varejo on-line) de cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2021
INFLAÇÃO EM QUEDA AUMENTA PREVISÃO DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA EM 2022
Pela 13ª semana consecutiva, o Banco Central (BC) prevê redução da inflação de 2022, para 5,88%, ante projeção de 6% da semana anterior. Os preços tiveram uma queda maior e o mercado financeiro projeta um crescimento da economia de 2,67%. Mas, existem visões mais otimistas que, acreditam num PIB maior ainda e consideram que a deflação será maior do que a esperada dos combustíveis (influenciada pela queda dos preços do petróleo no exterior), na comunicação (reflexo do corte do ICMS) e na alimentação no domicílio (devido à queda dos preços das commodities), que já preveem uma inflação de 5,5%, embora mantenham para o próximo ano a previsão de IPCA em 4,7%, acima da meta central de 3,25%, mas perto do teto da meta de 4,75%.
4ª EDIÇÃO DA LONGEVIDADE EXPO+FÓRUM
Na versão globalizada a Revolução Prateada, Silver Economy, um mercado de US$ 15 trilhões ao ano, é tida como a terceira maior atividade econômica do mundo, formada por um contingente de consumidores exigentes e com poder aquisitivo para investir em marcas, serviços, produtos e inovações. No Brasil, entre 2012 e 2021, 12,2 milhões de brasileiros ingressaram no grupo de pessoas com 60 anos ou mais. Hoje, este grupo soma mais de 37 milhões de pessoas (dados Sebrae-SP). E segundo o relatório Future of Aging/ILC-Brazil, estima-se que até 2050 esse número deva atingir a marca de 67 milhões. É um mercado que movimenta R$ 1,6 trilhão por ano, considerado a terceira maior atividade econômica no mundo, segundo dados da Harvard Business Review e da empresa de pesquisa Locomotiva. A previsão é que, em 2030, o Brasil será a 10ª maior economia ‘de prata’ do mundo em faturamento. Este segmento de mercado começa por volta dos 50 anos e não exclui ninguém a partir daí, demandando todo tipo de serviço será realizado, de 29 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a 4ª edição da feira e fórum a Longevidade Expo + Fórum, que explora as tendências focadas no público longevo.
LOCAÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS DEVE TRIPILICAR EM DOIS ANOS
O aluguel de máquinas agrícolas subiu muito e deve continuar a crescer em ritmo acelerado no médio prazo, projetam os especialistas do ramo. O Grupo Vamos, líder em locação de veículos, por exemplo, diante desta perspectiva ampliou sua frota em 75% entre 2020 e 2021, para 26.481 veículos, dos quais 30% para o agro. Os aluguéis para o setor crescem na mesma proporção e, para 2022 e os próximos 3 anos, é prevista a manutenção de um ritmo similar de expansão, segundo Gustavo Couto, CEO do grupo. Da frota atual, próxima de 35 mil veículos, 8 mil estão com usinas de cana, empresas do ramo florestal e, cada vez mais produtoras de grãos. Há expectativa de que o peso do setor passe dos 30% até 2025, quando o Vamos quer atingir 100 mil veículos, sendo ao menos 30 mil para o agro.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
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