Porém fazer isto está se tornando cada vez mais difícil.“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las” (Francis Bacon).
A IMPRESSIONANTE VITÓRIA DE LÉO MORAES
Foi surpreendente a virada de Léo Moraes? Foi. Mas, uma série de ilações que estão fazendo a partir da mudança eleitoral não tem o menor significado. O que explica melhor a mudança não são os personagens nacionais ou, por exemplo, a importância dos debates (mornos e sem influência). E sim os próprios movimentos eleitorais. Os fatores principais, apesar das duas campanhas não terem sido muito felizes no seu marketing, parecem ter sido, de um lado, o empenho desenfreado de Léo na crença de que era possível mudar o resultado, que o levou a trabalhar como um leão, de outro, a falta de um trabalho nas mídias sociais do pessoal da Mariana. Aliás, isto já foi um problema na reeleição de Hildon Chaves. Mas, ficou patente que não havia um acompanhamento, e um trabalho nas redes sociais, em especial neste segundo turno. No mundo digital, de longe o time de Léo, vendeu muito bem a ideia da virada e isto-depois que pega-fica difícil de parar. A tentativa de construir a candidatura em cima das verbas trazidas pela ex-deputada não tem muito impacto para a população. É a repetição do erro de publicidade do marketing do prefeito. Milhões em verbas públicas, por maiores que pareçam, não tem significado para a população. E Léo contra-atacou muito bem com uma realidade nacional: o gasto público é ruim. A pá de cal foram as dissensões internas e a inação de apoiadores. É uma vitória impressionante, mas de Léo Moraes. Os coadjuvantes pesaram muito pouco. Aliás, só pesaram muito para afundar a candidatura de Mariana Carvalho. E, diga-se de passagem, o prefeito fez de tudo para evitar, mas nem a sorte ajudou. A tempestade de água da véspera antecedeu a tempestade eleitoral do último domingo. Parabéns ao novo prefeito e aos condutores estratégicos da campanha que souberam usar muito bem os influenciadores e as redes sociais.
O CONSERVADORISMO PREDOMINA NAS ELEIÇÕES LOCAIS
Ainda em relação às eleições de 2º turno do último domingo, 27, com a escolha de novos prefeitos em 51 cidades, observou-se que, em apenas 13 delas houve viradas, ou seja, o candidato a prefeito que ficou em 2º lugar no 1º turno foi eleito. É uma percentagem de 25,5% dos casos em 2024, bem menos que os 29,8% de 2020. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Liberal (PL) tiveram maior sucesso, ambos com 10 prefeitos eleitos, depois veio o União Brasil, com 9 prefeitos e Partido Social Democrático (PSD) com 7 prefeitos eleitos. O PT fêz 5 prefeitos, o Republicanos elegeu 4 prefeitos; o Podemos (PODE), 3 prefeitos; o PP (Progressistas) 2 prefeitos eleitos; o PDT 2 prefeitos eleitos; o PSDB 2 prefeitos eleitos e o NOVO teve 1 prefeito eleito. Juntos os partidos MDB, PSD, PL, União Brasil e Progressistas venceram, este ano, em 3.615 cidades e somaram 106,6 milhões de eleitores –68,4% dos 155.912.680 aptos a votar. Uma análise isenta é a de que se pode deduzir que o brasileiro vota diferente quando se trata de escolhas locais, nacionais e nacionais. Quando se trata de escolhas nacionais e estaduais existe um certo equilíbrio entre as escolhas de candidatos de direita e de esquerda. Nas votações locais, claramente, o eleitor é mais conservador escolhendo eleger prefeitos e vereadores do centro ou de direita. Os vitoriosos não mudam muito. Parece que há uma opção pela monotonia nas eleições locais. Ou, talvez, os eleitores estejam mais dispostos a arriscar mais longe dos locais onde vivem. De certa forma os eleitores parecem optar mais pelos que consideram melhores preparados nas suas cidades.
RETORNO DOS VOOS DA GOL PARA MANAUS
Desde domingo deste último (27), a capital voltou a ter voos da Gol Linhas Aéreas entre Porto Velho a Manaus, sem escalas, decolando às 23h50 e chegada prevista, em Manaus, para 1h da madrugada, com seis frequências semanais (segunda-feira a sexta-feira e aos domingos). O governo de Rondônia comemorou a retomada desses voos sem escalas de Porto Velho a Manaus, resultado de um trabalho desenvolvido para ampliar a conectividade com a região e impulsionar os setores turístico e econômico do estado. “Foram várias reuniões e medidas fundamentais adotadas até essa nova conquista. Agora os passageiros podem utilizar essa nova rota aérea, sem precisar fazer conexão em Brasília e, dessa forma, estamos fortalecendo as atividades de lazer por meio de viagens, que impactam positivamente no crescimento econômico do estado”, afirmou o governador Marcos Rocha.
PEQUENOS EMPRESÁRIOS ESPERAM PIORA NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS
A Sondagem Omie das Pequenas Empresas, pesquisa da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, mostra que 39% dos empresários esperam uma piora do ambiente econômico nos próximos meses. Mesmo com o faturamento de 43% deles tendo evolução nos últimos meses, e que a expectativa de 77% ainda seja de crescimento. Também é esperado por 37% das lideranças a abertura de novas vagas de trabalho no 4º trimestre do ano e o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indica uma alta de 4,9% no faturamento do mercado, em relação ao mesmo período do ano anterior. Uma razão forte para a piora da expectativa é o fato de que houve um aumento na concentração de respostas sobre o tema ‘taxas de juros elevadas’, que subiu de 30% para 41%. Isto, aliado a seletividade da concessão de crédito dos bancos, torna ainda mais difícil a vida das pequenas empresas, de forma que, para Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, “A percepção geral dos empreendedores e gestores das pequenas empresas a respeito do desempenho da economia brasileira se agravou”. Assim, 39% deles sinalizaram que esperam uma piora do ambiente econômico nos próximos meses, enquanto mais de 38% indicaram perspectiva de estagnação. Apenas 23% apontaram uma expectativa de melhora no curto prazo.
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