Gigabits não tem alma. “A internet é uma solidão dividida e uma fantasia compartilhada” (Hideraldo Montenegro).
POTENCIALIDADES DE RONDÔNIA EM EVENTO NA FIESP
A atração de investimentos para o setor industrial, logístico, turístico e para o agronegócio foi o objetivo do primeiro Rondônia Day, que aconteceu no dia 29 de agosto em São Paulo. O governador Marcos Rocha abriu o evento citando o potencial de Rondônia, como o agronegócio com a produção de gado e de grãos. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e o governador foi recebido por Paulo Skaf, presidente da Fiesp. Ainda no evento, o governador citou a parceria não só com a federação paulista, mas, também, com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio). Os empresários também puderam conhecer os produtos rondonienses, com destaque para o peixe e o café. No final do evento, foi servido um almoço com comidas de Rondônia, como carpaccio de pirarucu, ceviche de tambaqui e sobremesas de gelato de cupuaçu e açaí.
COMEMORAÇÃO DE 10 ANOS DA AGM
Recebo do amigo José Valdir Pereira o folder da comemoração de 10 anos da Academia Guajamirense de Letras-AGM, que realiza, no dia 21 de setembro próximo sua festa de aniversário. A AGM, que foi fundada em 12 de setembro de 2009 fará uma série de atividades (palestras, exposições e lançamentos de livros) no auditório da Universidade Federal de Rondônia, no Campus de Guajará-Mirim, encerrando com um momento cultural sob a responsabilidade de Tanous Melhem Bouchabki Neto.
TÔ NEM AÍ
Muitas pessoas reclamando do Porto Velho Shopping. Não se sabe a razão, nem foi explicado, mas, fecharam o portão que dá acesso ao shopping pela Avenida Calama, do lado da Bemol. Muitas pessoas, em especial os pedestres ou usuários de ônibus se utilizavam do local para ter um acesso mais fácil, agora, são obrigados a fazer uma volta imensa pelo portão da frente. Ou entrar pelo lado dos veículos, o que é mais arriscado. A administração do Porto Velho Shopping parece não ligar para os pedestres ou para as pessoas com problemas de mobilidade. Já havia tido muita reclamação quando fecharam do outro lado e, apesar dos protestos, deixaram fechado. Agora somente se pode ter acesso pela frente. A mobilidade das pessoas parece que não importa. Ou somente estão aí para o estacionamento e para quem os aluga. Não é compreensível a completa insensibilidade sobre a questão.
SECURA GERAL
As previsões indicam que na primeira semana de setembro a maior parte do estado de Rondônia prosseguirá sem ter chuvas, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Hoje, segunda-feira (2), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado nas cidades de todo o estado só existindo possibilidade de alguma chuva no Vale do Guaporé, mas, será uma chuva rápida e isolada. A umidade do ar tende a continuar baixa nos 52 municípios, com valores mínimos próximos de 30% durante o período da tarde.
LANÇADO PELA SEMUSA O SETEMBRO AMARELO
No sábado (31), no período da tarde, no Skate Parque, localizado na Avenida Guaporé com rua José Vieira Caúla, no bairro Cuniã, foi lançado, pela Secretaria Municipal de Saúde, em Porto Velho, o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. A praça é conhecida pelo uso diário para exercícios físicos ao ar livre. Mas, exercitar-se em contato com a natureza, não é o suficiente quando surge algum tipo de transtorno mental. Por este motivo, a secretária da Semusa, Eliani Pasini, informou que um das propostas da campanha é incentivar quem precisa de tratamento a procurar as unidades de saúde. “Nosso objetivo é sensibilizar a população para valorizar a vida, principalmente os jovens”, frisou.
INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS VOLTA A SUBIR
A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrando que a intenção de consumo das famílias se recuperou em agosto ao subir 1,8% diante de julho. Desde março (-0,4%), a intenção de compras revelou repetidas quedas mensais, sendo que em junho (-3,5%) e julho (-1,7%) corresponderam ao pior período. Porque os sete subindicadores do ICF registraram taxas negativas nesses dois meses. Com a alta, a intenção de compras atingiu 91,4 pontos, revertendo tendência de queda iniciada em março deste ano. No nível atual, a propensão de gastos das famílias praticamente se estabilizou em comparação com o patamar de dezembro do ano passado (91,2 pontos). Momento para Duráveis (2,4%), bem como com o subindicador Renda Atual (1,9%).
PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE E INVESTIMENTOS DEVEM AUMENTAR
O índice de produção da indústria brasileira subiu 9,6 pontos frente a junho e alcançou 53 pontos em julho. O indicador está 5 pontos acima da média histórica e é o maior desde outubro do ano passado, segundo a Sondagem Industrial, divulgada na semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mas, o Índice de evolução do número de empregados ficou em 48,4 pontos em julho, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima dos 50 pontos indicam aumento da produção e do emprego. O aumento da produção foi acompanhado do crescimento da utilização da capacidade instalada, que subiu 2 pontos percentuais em relação a junho e ficou 68% em julho. A utilização da capacidade instalada foi maior nas grandes empresas, segmento em que alcançou 72%. Nas médias, foi de 67% e, nas pequenas, de 61%. Com a melhora do cenário, os empresários se mostram mais dispostos a fazer investimentos nos próximos seis meses.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL – JORNALISTA, ECONOMISTA, PROFESSOR
Add Comment