Interessante

Vacina contra HPV reduz lesões pré-cancerosas em até 51%, diz estudo

Imunização pode diminuir em até 83% o risco de contágio pelos dois tipos do vírus que mais causam cânceres, como o de colo de útero

A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) reduz em até 51% as lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus em adolescentes e 31% em mulheres de 20 a 24 anos. É o que revela um estudo conduzido por pesquisadores do Canadá, Estados Unidos, Austrália e Europa, publicado no período científico The Lancet na semana passada.

Os cientistas analisaram uma base de 66 milhões de homens e mulheres com menos de 30 anos em 14 países ricos, onde a vacinação foi introduzida em 2007.

Segundo o relatório, “vacinas contra o papilomavírus humano (HPV) reduzem drasticamente as infecções, verrugas genitais e anais, além de lesões pré-cancerosas em mulheres”.

Como pode levar muitos anos para uma infecção pelo HPV progredir para o câncer, o estudo foi o primeiro a medir lesões pré-cancerosas.

Ainda é muito cedo para coletar taxas de cânceres completos, mas as lesões os predizem.

Dois tipos de HPV (16 e 18) respondem juntos por 70% dos casos de câncer causados pelo vírus.

Onde a vacina foi aplicada, a incidência de contaminação por essas duas cepas caiu 83% em adolescentes e 66% em mulheres de 20 a 24 anos.

Esses dois tipos também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos casos de câncer de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar, segundo o Ministério da Saúde.

Os cânceres de boca e de garganta são o sexto tipo no mundo, com 400 mil casos e 230 mil mortes ao ano. A incidência está fortemente relacionada ao HPV e à prática de sexo oral.

Nos países pobres, o câncer de colo de útero é uma das principais causas de mortalidade feminina, com cerca de 300 mil óbitos por ano.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as meninas entre 9 e 14 anos sejam vacinadas contra o HPV. No Brasil, o SUS oferece a vacinação gratuita também para os meninos.

FONTE: R7.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]