Este é um dia especial para comemorações e reflexões sobre o exercício de ser professor. As experiências e o aprendizado devem nortear nossos pensamentos em mais este Dia do Professor. Aprendemos com o que passamos na vida e com as pessoas e situações que passam por nós.
Somos conscientes de que ainda há muito o que se fazer para que nós servidores da Educação tenhamos mais dignidade na profissão, mas não podemos deixar de analisar as conquistas profissionais. Temos alguns pontos para comemorar, sim. Os avanços e as conquistas em nível nacional para a carreira profissional dos Educadores foram significativos, se comparadas há algumas décadas.
Tenho contribuído junto com vocês para muitos destes avanços., como professora da rede municipal e estadual, secretária municipal de Educação, vereadora municipal de Porto Velho e hoje Deputada Estadual, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Rondônia e Membro do Fórum Estadual de Educação.
As Conferências Municipal e Estadual de Educação, se tornaram espaços democráticos nos quais propusemos melhorias para a educação que resultaram no novo Plano Estadual de Educação.
Durante os últimos vinte anos, conheci gestores, professores e trabalhadores em educação que discutiram junto comigo projetos como a PL de Gestão Democrática do Estado e tantos outros . Os Plano de Cargos e Salários dos Profissionais em Educação do Município e do Estado, também foram objetos de lutas e realizações do trabalho político, tanto nos espaços que exerci no Executivo , como no Legislativo e nos movimentos sociais onde sempre atuei nas lutas dos trabalhadores.
Em nível nacional, fizemos grandes avanços sobre o Piso Salarial. O piso nacional da Educação é uma grande conquista para federação e para nós, pois aproxima a igualdade mínima salarial em qualquer região do Brasil. Conseguimos a implantação do PNE, o Plano Nacional de Educação que com suas 20 metas a serem cumpridas pela Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014, divide uma responsabilidade sobre a Educação, com toda a sociedade brasileira.
Outra grande conquista reflete sobre novos recursos financeiros para a Educação, advindos dos 75% dos royalties do petróleo, 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal e 10 % do PIB, que sempre defendemos em todas as oportunidades onde nos manifestamos e esperamos que possam ser investidos na melhoria das condições de trabalho, em salários mais justos e na segurança pública de nossas escolas.
Entre outras centenas de conquistas, gostaria que neste dia, todos os professores que realmente são comprometidos com a responsabilidade de educar, que executam Projetos de Política Pedagógica Inovadores e que resultam na melhoria da qualidade da nossa educação, também comemorassem, porque “é feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”,( Cora Carolina).
Fonte: Assessoria ALR
Add Comment