A ampliação superior a 142%, na execução financeira do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que eleva o montante de investimento para os meses de abril, maio e junho para R$ 1,8 bi, foi divulgado ao governador de Rondônia, Marcos Rocha, pelo ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto nesta quinta-feira (9).
O encontro no ministério foi solicitado pelo governador no intuito de buscar a resolução de pagamentos do programa social, que apresentava pagamentos atrasados pelo ministério.
O ministro destacou que este programa habitacional é uma das prioridades do governo federal e, portanto, teve a publicação nesta quinta-feira do aporte financeiro superior a R$ 800 milhões para o trimestre abril – junho. “Com este recurso vamos praticamente zerar o que está em aberto até junho e teremos um ano bastante equilibrado nos pagamentos”, explicou.
Marcos Rocha afirmou que estes pagamentos são fundamentais para que as construtoras e empreendedores tenham possibilidade de finalizar os projetos. “A notícia não podia ser melhor. Poder ver estas ações sociais, em vários empreendimentos sendo concretizadas é o que a população espera de nós e confiou que estaríamos resolvendo”, comemorou.
Equipamentos públicos
Foi encaminhada uma relação de empreendimentos do Estado de Rondônia, que tem obras em conclusão ou já concluídas, que não apresentam os equipamentos públicos. Rocha afirmou que tem havido um descumprimento contratual destes itens e que os moradores, acabam por sofrerem pela falta destes benefícios. “Quando o cidadão vai morar em um local sem escola, sem hospital, sem opções de lazer, o ambiente como um todo acaba ficando ruim”, pontuou. Ele argumentou que com estes equipamentos, o local vira mesmo uma comunidade e isto facilita a integração das pessoas e um ambiente melhor.
O ministro Canuto recebeu os apontamentos e encaminhou para que sua área técnica avalie todos os empreendimentos que estão nesta lista. O coronel Marcos Rocha se prontificou a oficiar o órgão quanto aos custos necessários para finalizar estas obras. Dentro do total necessário, o ministro do Desenvolvimento afirmou que vai alinhar possíveis recursos não utilizados para concluir os equipamentos. “Vamos fazer todo o esforço necessário, pois sei que sem isto o local perde seu foco principal que é dar dignidade às pessoas”, definiu. Para ele, o investimento do governo federal é muito alto e se não houver este cuidado tudo se perde.
Entre 2009 e 2018, o Programa contratou aproximadamente 5,5 milhões de unidades habitacionais em todo o País. Destas, mais de 4 milhões já foram entregues, contemplando aproximadamente 16 milhões de pessoas.
Também participaram da reunião, a equipe do MDR, Gergenor Cavalcante, chefe da Assessoria Parlamentar e Vinícius Bernardes, Assessor Especial de Habitação, além da superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Leandra Dall Belo.
FONTE: Autor / Fonte: Alex Nunes/Secom
Add Comment