Plano de contingência de 2019 está pronto para ser colocado em prática, se necessário
A Defesa Civil de Porto Velho participou, na última quinta feria (31/01), do evento anual intitulado ‘Pré-Cheia’, realizado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
Também estiveram presentes a Defesa Civil Estadual, a de Guajará Mirim e a do Acre, além de representantes da Sedam, Energisa, Sepog, ICMBio, ESBR, Caerd, CPRM, Ufam, Unir e Censipam.
Segundo a gerente substituta do Sipam, Ana Cristina Estrava, o objetivo do encontro é informar o Boletim Hidrológico com previsão de longo prazo para a Bacia do Madeira, registrado no posto Fluviometrico de Porto Velho. Ela explica que, no boletim, a cota máxima a ser atingida este ano é de 17 metros e 53 centímetros, que poderá ocorrer na segunda metade do mês de março.
O Major Sanches, que representou a Defesa Civil do Estado, ressaltou a importância dessas informações, para que os órgãos envolvidos possam tomar medidas, antes que o fato acorra, podendo se planejar com antecedência.
O coordenador de Proteção e Defesa Civil do Município, Marcelo Santos, afirma que a prefeitura está com o Plano de Contingência 2019 pronto, com todas as famílias mapeadas, e que as áreas de riscos recebem diariamente visitas das equipes técnicas do órgão.
Santos explica ainda que, a Defesa Civil tem atuado de forma preventiva, visitando comunidades no Alto, Médio e Baixo Madeira, e que o prefeito Hildon Chaves tem acompanhado de perto a evolução do Madeira e que não há motivos para pânico, mesmo com o prognóstico do Sipam.
O evento ainda teve a participação, por vídeo conferencia, de órgãos do estado do Amazonas e da Agência Nacional de Águas (ANA), por meio da Superintendência de Operações e Eventos Críticos.
FONTE: Comdecom
Add Comment