O aplicativo SGA possibilita o acompanhamento e avaliação das ações, facilitando a tomada de decisão e melhorando o desempenho no cumprimento das metas propostas através de uma interface amigável
No período de 03 a 05 de dezembro, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) promove a Semana Nacional do Extensionista 2018, para celebrar o Dia do Extensionista Rural e os 70 anos da Extensão Rural do Brasil. A programação se inicia no dia 03 de dezembro, de 9h às 18h, no auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, com o Seminário “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, que reunirá representantes de todas as instituições que compõem a Rede Nacional de Ater e autoridades convidadas.
Um dos destaques da programação será o lançamento do aplicativo do Sistema de Gestão de Ater da Anater – o SGA, uma plataforma tecnológica de gestão que possibilita o acompanhamento e avaliação da execução das ações dos projetos realizados pela Anater e seus parceiros, em tempo real. O aplicativo é gratuito e está disponível para o sistema Android, e pode ser baixado na Play Store dos smartphones e tablets.
SGA
A plataforma do Sistema de Gestão de Ater foi construída em ambiente de software livre, sem a necessidade de aporte de recurso, com solução tecnológica para análise, monitoramento e avaliação de todos os programas e projetos da Anater, e com capacidade de expansão e ampliação de recursos tecnológicos.
O SGA também possibilita avaliar o desempenho das entidades executoras, fazendo o acompanhamento, inclusive, do técnico que insere as informações no sistema, facilitando a tomada de decisão e melhorando o desempenho no cumprimento das metas propostas através de uma interface amigável. Essas informações também contribuem para a efetivação do cronograma de desembolso, uma vez que os recursos são liberados conforme cumprimento das metas.
O sistema também possibilita gerar relatórios por Estado/Entidade, a partir do cruzamento das informações lançadas, a operacionalização dos processos de credenciamento e de formação, o monitoramento e avaliação, e o acompanhamento individual de cada contrato e do trabalho de cada gestor, bem como dos indicadores que norteiam as atividades executadas.
A proposta central é que o SGA seja um sistema integrado de gestão empresarial, ou seja, um ERP (Enterprise Resource Planning), onde todas as gerências da Anater tenham seus processos automatizados e integrados.
Para melhorar a performance dos extensionistas rurais, o SGA terá uma versão off-line para dispositivos móveis, smartphones e tablets.
CARACTERÍSTICAS DO SGA
· Aplicativo gratuito;
· Disponível para Android;
· Consulta Pública: Neste módulo é possível visualizar o total de famílias cadastradas em todo o Brasil, por Estado e Município. Além disso, é possível acompanhar o credenciamento das entidades de Ater;
· Planejamento, Diagnóstico e Execução: disponível apenas para usuários cadastrados no SGA Web vinculados a um Instrumento;
· Geoprocessamento: Possibilita a validação da execução através das coordenadas geográficas da família atendida;
· Reconhecimento Facial: detectar e reconhecer a face do agricultor para que, só assim, junto com posicionamento global da propriedade, o extensionista possa lançar a visita técnica;
· Tecnologia Avançada dando mais confiabilidade e segurança nas informações lançadas.
FONTE: ASSESSORIA ANATER
Add Comment