Simplificar é a solução. “Se você acha as coisas complicadas, isto significa que você não as compreendeu bem. Simplicidade é a base de todas as coisas” (Carlos Ghosn)
PESQUISADORES DA UNIR LANÇAM LIVRO EM SANTARÉM
A equipe do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançará, no dia 26 de novembro, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Rondon, em Santarém, a coletânea Amazônia: dinâmicas agrárias e territoriais contemporâneas. A obra é organizada pelos professores Ricardo Gilson da Costa Silva (UNIR), Luís Augusto Pereira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UNIR, e Francilene Sales da Conceição, da UFOPA, com prefácio de Neli Aparecida de Mello–Théry, professora titular da Universidade de São Paulo (USP). O livro reúne 14 capítulos, com 20 pesquisadores e professores vinculados às seguintes instituições: UNIR, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), USP, UFOPA, Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O livro será lançando no II Seminário de Pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (II SEPDAM), que ocorrerá no período de 26 a 28 de novembro, numa promoção do Grupo de Pesquisa Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM), vinculado ao curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (GPDR) da UFOPA. Mais informações referentes ao evento podem ser encontradas no site http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/eventos/ii-seminario-de-pesquisa-em-politicas-publicas-e-dinamicas-territoriais-na-amazonia-ii-sepdam/ Informações do livro: http://www.pedroejoaoeditores.com.br/home/Amazonia-dinamicas-agrarias-e-territoriais-contemporaneas.
BLACK FRIDAY MOVIMENTA O COMÉRCIO
Com tudo o que se possa dizer, a favor ou contra, o certo é que a Black Friday está se inserindo entre os hábitos dos brasileiros como uma espécie de antecipação das compras de Natal. Por mais que muitos consumidores
digam que não, as pesquisas indicam que 20% já fazem compras antecipadas neste período e, fica evidente, que o comércio, tanto físico quanto digital, se prepararam para aproveitar o período. Basta ver as campanhas nos meios de comunicação e nas redes sociais que, sem dúvida, aumentam o movimento dos negócios. As apostas atingem também o setor imobiliário e as vendas de veículos, tanto que anúncios chegam a ocupar uma página inteira de jornal. No Porto Velho Shopping foi anunciado que o Black Friday vai se estender pelos próximos três dias com lojas permanecendo abertas por 24 horas.
REGIÃO NORTE TEM AUMENTO DE EMPREGOS, MAS, RONDÔNIA TEVE UMA LEVE QUEDA EM OUTUBRO
Segundo dados do Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério de Trabalho e Emprego, No país foram registrados 57.733 empregos com carteira assinada em outubro deste ano. O salário médio de admissão foi de R$ 1.528,32 em outubro, o que representa uma alta real, com os valores sendo corrigidos pelo IPCA, de R$ 6,89 em relação a setembro. Quatro regiões do Brasil tiveram aumento no número de empregos. No Sul, foram mais 25.999 postos de trabalho (+0,36%). Em seguida aparece o Sudeste, com 15.988 vínculos (+0,08%); Nordeste, com 13.426 (+0,21%); e Norte, com 2.379 empregos (+0,14%). No Centro-Oeste, o saldo se manteve estável (-59 postos). No Norte o Estado do Amazonas teve uma boa performance com um saldo de 1.184 no número de contratações de carteira assinada, o que representa uma variação de 0,30% em relação a setembro, no acumulado do ano teve um saldo de 7.265 contratações, contra 10.167 desligamentos. Já Rondônia perdeu 350 postos de trabalho em outubro, uma queda de -0,16%.
CONFIANÇA DO CONSUMIDOR É A MAIOR DESDE 2014
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 2,7% no último mês e alcançou 113,6 pontos em novembro, o maior valor desde janeiro de 2014. Foi a quinta alta consecutiva do indicador, que se encontra 5,8 pontos acima da média histórica, que é 107,8 pontos. O INEC deste mês é 12,5% maior do que o registrado em novembro do ano passado. Para a CNI, essa melhora da confiança é fundamental para o crescimento econômico, já que consumidores mais confiantes têm mais disposição para comprar, gerando aumento da demanda, da produção, do emprego e dos investimentos. O aumento do INEC é resultado, especialmente, da melhora das perspectivas
dos brasileiros sobre a inflação e o emprego.
MARCAS MAIS VALIOSAS SÃO AS DO SETOR FINANCEIRO E DE CERVEJAS
A Interbrand, consultoria global de marcas, anunciou o ranking das “25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas” em 2018. A divulgação ocorreu na quarta-feira, durante evento no Cubo Itaú, na capital paulista e as cinco primeiras posições continuam sendo ocupadas pelas marcas do setor financeiro e pelas cervejas, ficando respectivamente com Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil, como nos últimos seis anos. Este ano, uma nova marca integra o ranking: o Assaí, ocupando a 23ª posição, com um valor de R$ 459 milhões.
Das 25 marcas, 15 apresentaram uma variação positiva no comparativo com o ano anterior. Delas, quatro cresceram dois dígitos percentuais em seus valores de marca, em comparação com 2017: Magazine Luiza, com 50%, apresentando o crescimento mais expressivo desde 2013; CVC, com 21%; Porto Seguro, com 12%; e Localiza, com 10%. O valor total do portfólio que compõe a edição 2018 do ranking cresceu 2,7%, se aproximando da marca dos R$ 120 bilhões. Das 25 marcas ranqueadas, nove perderam valor. Neste contexto, as marcas do topo do ranking ficaram ainda mais poderosas, com o top 5 representando 75,8% do valor total do levantamento, ante 75,3% no ano passado.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR, ECONOMISTA E JORNALISTA
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