Pense direito, viu!!“A felicidade não depende do que você é ou do que você tem, mas, exclusivamente do que você pensa” (Dale Carnegie).
BRASIL E CHILE ASSINARAM ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO
O Brasil e Chile assinaram na quarta-feira (21/11) um acordo de livre comércio fechado em tempo recorde. O presidente brasileiro, Michel Temer, afirmou que “Poucos acordos de livre comércio no mundo foram iniciados, negociados e assinados em tão curto espaço de tempo [seis meses], o que provavelmente é um recorde”, ao lado do presidente do Chile, Sebastián Piñera, em coletiva de imprensa. Além de Temer e Piñera, estiveram presentes os ministros das Relações Exteriores de ambos os países, o chileno Roberto Ampuero e o brasileiro Aloysio Nunes. Segundo nota divulgada pelo Itamaraty, o acordo servirá para impulsionar a integração regional, “em particular no âmbito da aproximação Mercosul e a Aliança do Pacífico”. Com o novo acordo, os dois países assumem compromissos em 24 áreas não tarifárias, que vão desde a facilitação de comércio eletrônico à eliminação de cobrança de roaming internacional para dados e telefonia móvel e normas de apoio a micro, pequenas e médias empresas. Há ainda compromissos em medidas de combate à corrupção, meio ambiente e questões trabalhistas. De acordo com o secretário de Comércio Exterior brasileiro, Abrão Neto, o novo acordo cria “regras de última geração”. “Este acordo servirá como referência para diversas negociações das quais o Brasil participa ou venha a participar”, disse. O Chile é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na América do Sul, ficando atrás apenas da Argentina. No ano passado, o comércio bilateral somou 8,5 bilhões de dólares, o que representa um incremento de 22% em relação a 2016. Neste ano, de janeiro a setembro, o intercâmbio comercial entre Brasil e Chile foi de 7,21 bilhões de dólares, aumento superior a 13% em relação ao mesmo período de 2017.
BIBLIOTECA FRANCISCO MEIRELLES INFORMA SOBRE SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO
A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles anunciando que não vai ter atendimento ao público nos dias 29 (o dia inteiro) e 30 de novembro (manhã) devido a programação do Festival de Literatura da Amazônia (Flama). A diretora Karen Hak afirma que o atendimento volta ao normal no dia 3 de dezembro. A diretora disse também que suspenderá o atendimento no período de 24 de dezembro a 4 de janeiro de 2019, quando será realizada a dedetização da Biblioteca contra pragas de cupins, baratas e infestação de formigas, bem como será feito um mutirão de limpeza e organização do acervo. No dia 7 de janeiro do próximo ano as atividades estarão normalizadas.
ENDIVIDAMENTO FREIA CONSUMO DE PORTO VELHO
O cartão de crédito surge, em novembro, mais uma vez, como o grande responsável pelas dívidas das famílias de Porto Velho, pois, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor-PEIC, elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO e a Confederação Nacional do Comércio-CNC, é o responsável por 58,8% das dívidas das famílias. Na verdade, o ‘dinheiro de plástico’, que deveria ser usado apenas para uma emergência, é utilizado de forma indisciplinada e acaba se transformando numa dor de cabeça para muitos consumidores que compram além dos limiteis prudências. É por esta razão que o total de famílias endividadas aumentou 2,1% em novembro em relação à dezembro, saíndo de 52,2% das famílias para 53,6%. Por esta razão, apesar da intenção de consumo de Porto Velho ter aumentado, as vendas não deslancham mais por conta do alto endividamento.
XIII JORNADA CIENTÍFICA CEDSA 2018
Na quarta-feira, com mesa composta pelo vice-reitor da Unir, professor doutor Marcelo Vergotti, o professor doutor Jonas Cardoso, do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA), o Professor doutor Dércio Bernardes de Souza, Chefe do Departamento de Administração, a professora doutora Sandra Garcia da Cruz do Espirito Santo Aguiar, representando o CEDSA e o organizador, o notável professor Wander Pereira de Souza, foi aberta a XIII Jornada Científica CEDSA. O vice-reitor Vergotti alertou aos presentes sobre as mudanças rápidas do mundo e o desaparecimento das profissões incentivando os presentes a ficarem atentos aos sinais de mudança. Na Palestra Magna “Desenvolvimento Sustentável em Unidadesde Conservação: fronteiras, gestão e mercados” o especialista da SEDAM, secretária estadual de meio ambiente, Jorge Lourenço da Silva, discorreu sob o tema na visão governamental. O evento está tendo programações paralelas em Cacoal e Guajará-Mirim. Maiores informações no link http://www.jornadacedsa.unir.br/homepage.
NO TCU PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO DO LICENCIAMENTO DA ESTRADA INTERMINÁVEL
Por conta de um requerimento do senador Eduardo Braga (MDB/AM), que solicitou a fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o processo de licenciamento da BR-319, com o cálculo, inclusive, de eventual dano aos cofres públicos, pois, segundo dados oficiais já foram investidos mais de R$ 100 milhões em estudos e programas para liberação das obras na via que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) que, no entanto, continuam paradas. Já completaram mais de vinte anos que a reconstrução da rodovia foi iniciada sem que até hoje cerca de 400 quilômetros, entre as cidades de Humaitá e Careiro, no Amazonas, sem que se tenha sido obtida autorização para execução das obras no trecho. Segundo informação do presidente do Tribunal, ministro Raimundo Carreiro, por meio de ofício encaminhado à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, o pedido do parlamentar já está sob os cuidados da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) do órgão para “adoção das providências pertinentes”.
PIB BRASILEIRO TEM ACELERAÇÃO NO 3º TRIMESTRE
Segundo o Monitor do PIB (Produto Interno Bruto) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a economia brasileira cresceu 1% do segundo para o terceiro trimestre deste ano. O PIB, que é a soma de todos os produtos e serviços produzidos no País, se expandiu 1,7% na comparação com o 3º trimestre do ano passado, e acumula uma alta de 1,6% em 12 meses. Se considerado apenas setembro, houve um avanço de 0,4% na comparação com agosto deste ano e de 1,1% em relação a setembro de 2017.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR, JORNALISTA E ECONOMISTA
Por fim, a NBR 9050 não atinge unicamente criador.
Trabalhamos com grupos de geradores de 50 a 500kva.