Os meus fatos são teus fakes. “Os fatos provam o que quer o raciocinador. Nem, propriamente, existem fatos, mas, apenas impressões nossas, a que damos, por conveniência, aquele nome” (Fernando Pessoa).
TADROS E RANIERY TOMARAM POSSE NA CNC
A nova Diretoria, e o Conselho Fiscal, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), liderada pelo presidente José Roberto Tadros, tomaram posse nesta segunda-feira (19), em solenidade na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Rio de Janeiro, para exercer o mandato relativo 2018-2022. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante (PI) é o novo 1º vice-presidente; Luiz Gastão Bittencourt da Silva (CE) passa a ocupar a vice-presidência administrativa da entidade; e para a 2ª e a 3ª vice-presidências foram eleitos Luiz Carlos Bohn (RS) e Lazaro Luiz Gonzaga (MG), dentro da concepção de fazer uma gestão compartilhada pelas federações. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, também assumiu como um dos novos vice-presidentes.
PRFEITURA VAI DISTRIBUIR MUDAS DE CAFÉ CLONAL
A partir da segunda quinzena de dezembro de 2018, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), deve entregar 700 mil mudas de café clonal para produtores rurais. A ação faz parte do programa Pro-Café, que em 2017 distribuiu cerca de 600 mil mudas de café geneticamente melhoradas. De acordo com o subsecretário Francisco Evaldo de Lima, as mudas se destinam a atender a demanda da agricultura familiar proporcionando uma alternativa a mais na renda. Em recente visita ao viveiro Capixaba, o subsecretário conheceu clones superiores e compatíveis que associam boas características agronômicas. “Nesse viveiro podemos observar os clones 03/05/08/10/12/25/42/P50, cada um tem sua característica. Para uma boa lavoura é necessário que se plante, no mínimo, cinco clones para haver um cruzamento, e a ideia é levar aos nossos produtores mudas das melhores qualidades para o plantio”, comentou Evaldo.
SENAI OFERECE 220 VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Rondônia) está com inscrições abertas para preenchimento de 220 vagas distribuídas por três cursos de Aprendizagem Técnica nas escolas Sesi-Senai de Porto Velho, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Vilhena, Jaru e Rolim de Moura. As inscrições para o curso técnico em Eletromecânica; técnico em Qualidade e técnico em Segurança do Trabalho podem ser feitas no período de 21 de novembro a 13 de dezembro de 2018, acessando o endereço https://portal.fiero.org.br/senai. As vagas disponíveis são direcionadas preferencialmente ao atendimento das demandas das indústrias contribuintes para a cota de jovens aprendizes. Também beneficia jovens da comunidade que atendam aos pré-requisitos destes cursos.
NOTA DE PESAR MUITO TRISTE
Foi, sem dúvida nenhuma, um duro golpe para a UNIR a súbita morte do querido companheiro de universidade Francisco José Pereira Lima, o “Ceará”, pessoa respeitada por todos pelo convívio alegre, cordial e dedicação ao serviço público. Seu passamento, neste dia 17 de novembro, encheu de tristeza todos os que tiveram o prazer de privar de sua amizade e carinho. Nossos pêsames à família neste momento difícil. Do Ceará fica a lembrança sempre alegre e otimista.
MANAUS LIDERA TAXA DE DESOCUPAÇÃO ENTRE AS CAPITAIS
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados mostrou que a taxa de desocupação no Amazonas ficou em 13,1% no terceiro trimestre do ano. O resultado mostrou uma queda de 1,1% em relação ao trimestre anterior (14,2%). Os registros apontam, que o número de pessoas desempregadas reduziu de 256 mil para 241 mil. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o Amazonas reduziu 2,9%. Com tendência de queda, o resultado colocou o Amazonas na décima posição entre as cidades do país. O melhor resultado ocorreu no 3º Trimestre de 2014 quando foi registrado uma queda de 6,7% de pessoas desempregadas. O pior cenário foi no 1º Trimestre de 2017 (17,7%). Em Manaus, a taxa de desocupação manteve-se estável em relação ao segundo trimestre. A variação foi de 0,2%, passando de 17,6% para 17,4%. Com isto, a capital amazonense lidera a taxa de desocupação entre as capitais brasileiras, seguida de Maceió, Aracaju, recife e Salvador. A menor taxa entre as capitais ficou com Campo Grande (6,3%). Rondônia apresentou uma taxa de desocupação tendendo a ser uma das mais baixas (8,6%).
ESTUDO MOSTRA CRESCIMENTO DE 38% NO MERCADO DE EQUIPAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO
O início de recuperação no mercado de equipamentos para construção já começou. O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, as vendas de equipamentos da Linha Amarela – movimentação de terra- estima que devem crescer 40% em 2018 ante 2017, totalizando 11,6 mil unidades comercializadas neste ano contra 8,3 mil unidades no ano anterior. O estudo foi apresentado no evento estratégico Tendências no Mercado da Construção, realizado no último dia 8 de novembro em São Paulo. Neste segmento, as vendas de retroescavadeiras devem ter uma expansão de 51% em 2018, chegando a 3,15 mil unidades comercializadas. A estimativa é que as pás carregadeiras apresentem uma alta de 42% nas vendas bem como as escavadeiras hidráulicas alcancem um crescimento de 30%. O Estudo Sobratema também estima as vendas de caminhões rodoviários utilizados na construção, cuja previsão é de alta de 40% neste ano. Já na categoria “demais equipamentos”, que contempla guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas aéreas, tratores de pneus pesados, e gruas torre, a expectativa é que o aumento chegue a 25% neste ano. As plataformas aéreas devem obter a maior elevação com 43%. Somada todas as categorias – Linha Amarela, demais equipamentos e caminhões rodoviários –, as vendas totais de máquinas para construção devem crescer 38% em 2018 em comparação a 2017. No total, serão 17,8 mil unidades comercializadas neste ano contra 12,9 mil unidades no ano anterior.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR, JORNALISTA E ECONOMISTA
Add Comment