As ações de prevenção ocorreram na área urbana e rural de Porto Velho
A Campanha Outubro Rosa deste ano logrou êxito, encerrando com 402 mamografias realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio das diversas ações promovidas nas unidades básicas de saúde, no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Mais da metade das mamografias realizadas foram agendadas durante as ações executadas nas unidades de saúde. O restante das mulheres agendou através da regulação, onde 114 fizeram mamografia para diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença) e 78 se submeteram à mamografia de rastreamento. Neste caso, é aplicado o teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer. As que apresentam resultados alterados são encaminhadas para investigação de diagnóstico e tratamento.
Mamas
Nas atividades ocorridas nas Unidades de Saúde e no CRSM, as mulheres tiveram a oportunidade ainda de fazer o exame clínico das mamas e a coleta do exame papanicolau, chegando a um total de 1537 preventivos efetuados durante o mês da campanha.
“Tanto a área urbana quanto a rural foram atendidas pelas ações promovidas pela Semusa com uma programação especial para conscientizar as mulheres sobre a importância de exames de prevenção, especialmente a mamografia e o preventivo”, destacou Eliana Pasini, Secretária de Saúde.
São Carlos
No último dia de campanha, o Cem atendeu mulheres de São Carlos, distrito localizado no Baixo Madeira, que tinham feito agendamento por intermédio da campanha desenvolvida na UBS daquela comunidade. No último dia, teve grande procura por esse serviço também na UBS Areal da floresta.
FONTE: Comdecom
Add Comment