Não se pode criar cidadania. Cidadania é uma conquista pessoal. “Não se pode construir o caráter e coragem retirando-se do homem sua independência” (Abraham Lincoln).
FEIJOADA MARCA O LANÇAMENTO DE CHAPA QUE CONCORRE À OAB
A chapa Advocacia em Primeiro Lugar – 10 é altamente inclusiva, com a participação ativa de jovens advogados e mulheres advogadas. O grupo liderado pelo conselheiro federal Elton Assis disputa no dia 19 de novembro a Presidência da Seccional para o próximo triênio. Para celebrar com toda a categoria as boas propostas para o futuro da OAB Rondônia, haverá o lançamento oficial da chapa Advocacia em Primeiro Lugar – 10, com uma deliciosa feijoada a ser servida para convidados e apoiadores no sábado (27) no Bingool Eventos, na Avenida Rogério Weber, 1867 – Baixa da União, a partir das 11 da manhã.
UNIR PARTICIPA DA CONFERÊNCIA ICTM 2018
O Programa de Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia, participou da Conferência ICTM 2018 promovida pela Universidade de Wroclaw, na Polônia, nos dias 22 e 23 de outubro de 2018. A Conferência Internacional sobre Gestão de TIC para Competitividade Global e Crescimento Econômico em Economias Emergentes ICTM 2018 teve como tema a “Capacidade de Inovação para o Desenvolvimento Socioeconômico”. Segundo o professor doutor Flávio de São Pedro Filho, docente do PPGMAD, trata-se de um dos eventos mais significativos da área de pesquisa em comportamento e gestão. O trabalho aprovado para apresentação é intitulado Measuring The Pro-Innovation Behavioural Profile of Organizations (Medindo o perfil comportamal da pro-inovação das organizações), oportunidade em que a UNIR contribuiu com pesquisa quali-quantitativa voltada específicamente para comportamento pró-inovação. O estudo busca responder sobre o que pode ser considerado como evidência do perfil comportamental pró-inovação de uma organização, uma das mais significativas preocupações nas organizações públicas e empresariais, haja a vista a pressão dos usuários destas estruturas. A pesquisa foi elaborada pelos mestrandos Raul Afonso Pommer Barbosa, Rwrsilany Silva, Cleice de Pontes Bernardo e pela professora doutora Jolanta Kowal, sob a orientação do professor Flávio de São Pedro Filho. O trabalho foi exposto no evento pela professora Jolanta Kowal, coautora do trabalho e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de Wroclaw.
CAMPANHA ELEITORAL CHEGA AO FIM, GRAÇAS A DEUS
Tanto a campanha para presidente, quanto no âmbito estadual, teremos, neste domingo, a definição, mas, as duas foram marcadas por fakenews e por um acirramento que jamais se viu antes. Efetivamente, as pessoas, em particular nas mídias sociais, perderam completamente a noção dos mínimos comportamentos civilizados e deram um espetáculo deprimente de baixaria. É triste verificar que isto ocorreu até mesmo entre pessoas com a escolaridade alta e até mesmo entre professores e religiosos. Entre as coisas mais asquerosas que já vi na minha vida, o que considero o máximo de baixaria, que aconteceu nesta campanha foi o uso de crianças para atingir o adversário ou vídeos claramente manipulados. Campanha para se esquecer. Mas, aqui, as pesquisas que saíram não merecem confiança, de forma, que nem me arrisco a apontar favoritos. Para a presidência é uma situação claramente definida: só a fraude impedirá Bolsonaro de ganhar, de acordo com todas as pesquisas divulgadas esta semana.
A PESQUISA PARANÁ/PESQUISAS/CRUSÓE, A ÚLTIMA A SER DIVULGADA, APONTA VITÓRIA ESMAGADORA DE BOLSONARO COM 21,2 % DE VANTAGEM
O último levantamento feito pelo Paraná Pesquisas a pedido da Empiricus e da revista Crusoé, que é também a última pesquisa a ser divulgada nesta sexta-feira, mostra Jair Bolsonaro (PSL) com 60,6% dos votos válidos, contra 39,4% de Fernando Haddad (PT). A diferença é de 21,2 pontos percentuais. Na pesquisa anterior, divulgada em 17 de outubro, Bolsonaro tinha 60,9% dos votos válidos e Haddad, 39,1%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos, que é a forma usada pela Justiça Eleitoral para calcular o resultado da eleição. A pesquisa foi feita de 23 a 25 de outubro e foi feita com 2.120 entrevistados (em todo o Brasil). A pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas de 23/out a 25/out/2018 com 2.120 entrevistados (Brasil). Contratada por: EMPIRICUS RESEARCH PUBLICACOES. Registro no TSE: BR-06785/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.
BLACK FRIDAY PROVOCA ANTECIPAÇÃO DAS COMPRAS DE NATAL
Um pouco mais de um terço (37%) das compras da Black Friday, a megaliquidação do varejo marcada para a penúltima sexta-feira de novembro, este ano será de antecipação de compras de Natal. No caso de itens de vestuário, essa fatia é bem maior e chega a 53% do faturamento da megapromoção. Para os eletrônicos, a participação está abaixo da média e corresponde a 32% das vendas. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Ferraz Pesquisa de Mercado para saber as grandes tendências do evento deste ano. Segundo especialistas, nos últimos anos, varejistas e especialistas em mercado de consumo já tinham notado que a Black Friday vinha tomando espaço do faturamento do Natal. No entanto, não havia um dado que mostrasse a ordem de grandeza desse deslocamento de vendas. “Essa é a grande revelação”, afirma o presidente da SBVC, Eduardo Terra. Apesar da insegurança por parte dos consumidores provocada pelo desemprego em níveis elevados e pelo período pré-eleitoral, a enquete mostra que a totalidade dos entrevistados quer aproveitar a liquidação. Eles também estão dispostos a gastar um pouco mais nas lojas físicas e no comércio eletrônico. Neste ano, o desembolso médio nesses canais de vendas deve ser de R$ 1.283 por pessoa. No ano passado, o gasto médio da Black Friday nas lojas físicas e no comércio online tinha sido R$ 1.178,00 segundo o Ebit, consultoria especializada em informações do canal eletrônico. Divulga o Ebit que o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões na Black Friday deste ano, alta de 15% na comparação com o ano passado. O número de pedidos pode registrar uma expansão de 6,4%, passando de 3,76 milhões para 4 milhões.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR, ECONOMISTA E JORNALISTA
Add Comment