A falta de manutenção e a urina de pessoas que frequentam a praça podem ter colaborado para a deterioração da estrutura
Após vistoria, a Defesa Civil Municipal interditou na segunda-feira, 22, uma das Três Caixas D’água, em virtude de ter sido constatada a existência de corrosão no ferro da base da estrutura. A decisão foi tomada em comum acordo com o Ministério Público do Estado (MP/RO) para garantir a segurança dos visitantes.
Segundo Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil, não há risco iminente de queda da caixa d’água. “A área foi isolada de forma preventiva”, declarou. Ele garantiu que não há motivo para pânico. “Já explicamos a situação aos moradores e comerciantes próximos ao local, agora as medidas administrativas estão sendo tomadas”, completou.
A Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), responsável pelas praças públicas municipais, já recebeu um relatório da Defesa Civil. Inicialmente, a secretaria realizará o escoramento (reforço para garantir a sustentação) da caixa d’água interditada. Posteriormente, será autuado um processo para restauração e recuperação das Três Marias.
De acordo com o laudo técnico da Defesa Civil, as estruturas estão comprometidas pela oxidação do ferro, que causou um buraco na base. O monumento isolado é a caixa d’água mais antiga, construída em 1910. Marcelo Santos explica que a falta de manutenção e a urina de pessoas que frequentam a praça podem ter colaborado para a deterioração da caixa d’água.
FONTE: Comdecom
Add Comment