Democracia é aceitar o diferente. “É uma boa coisa exigir liberdade para nós mesmos e para aqueles que concordam conosco; mas, é uma coisa ainda melhor e mais rara dar liberdade a outros que discordam de nós” (Franklin Delano Roosevelt).
OFICINAS DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE PORTO VELHO
A Segunda Rodada de Oficinas de Leituras Comunitárias da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho contempla diversos bairros da capital, nos meses de outubro e novembro. A agenda completa dos eventos pode ser consultada no link https://planodiretor.portovelho.ro.gov.br/
As atividades, que integram uma das fases do programa de revisão do Plano Diretor Participativo, têm como objetivo levantar informações sobre a leitura que os próprios moradores fazem do bairro onde vivem e do município de Porto Velho como um todo. Na oportunidade, a comunidade pode expressar necessidades e potencialidades das áreas onde mora a equipes de servidores municipais. Os dados coletados serão sistematizados e incluídos no Diagnóstico do Município de Porto Velho. As oficinas têm como tema “Diretrizes e Propostas para uma Cidade Sustentável”, visando definir diretrizes de reordenamento territorial, instrumentos urbanísticos e propostas para garantir os direitos à cidade sustentável. Até o dia 26 de outubro, a previsão é de que sejam realizadas 27 oficinas.
PREFEITO ENTREGA CALCÁRIO AOS PRODUTORES
Os 388 produtores rurais inscritos no programa “Pró-Calcário”, mantido pela Prefeitura de Porto Velho, via Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), estão recebendo o transporte gratuito de calcário. Este produto é utilizado para corrigir a acidez do solo, causada pelo uso da terra sem reposição do mineral ou devido a agrotóxicos e fertilizantes ácidos.
Hoje, o valor pago por cada tonelada transportada de calcário, sem o auxilio do programa, é de R$ 280 reais. O produtor que participa do Programa Pró-Calcário paga apenas R$ 57 reais por tonelada transportada. “A capacidade de transporte da carreta é de 30 toneladas, que corresponde R$ 1.710 reais, isso gera uma economia de R$ 6.690 reais para nosso produtor”, esclareceu Francisco Evaldo de Lima, o subsecretário. A Semagric conta com duas carretas bitrem para fazer o transporte duas vezes por semana. A Secretaria está atendendo 23 associações. De janeiro a outubro deste ano foram transportados cerca de 970 toneladas para as seguintes localidades: São Carlos, Demarcação, Bacia Leiteira, Joana Darc, Santo Expedito, Extrema, Nova Califórnia, União Bandeirantes, Rio Pardo, Vista Alegre do Abunã. O secretário destacou que apenas o transporte é gratuito. De acordo com ele, o produtor precisa adquirir o calcário e depois solicitar o transporte através da Associação ou entidade que esteja cadastrada na Semagric. “As associações têm prioridade no atendimento do programa, mas o produtor rural também é atendido individualmente”, informou.
ENDIVIDAMENTO DA REGIÃO NORTE
Boa Vista, capital de Roraíma, encerrou 2017 com a segunda maior proporção de famílias endividadas entre todas as capitais do País: um total de 83%, segundo a oitava edição da Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em dezembro de 2016, Boa Vista/RR ocupava a terceira posição no ranking nacional, com os mesmos 83%. No mesmo período de 2015, essa taxa era de 84%. Macapá/AP ocupa a segunda posição no ranking regional com 76% das famílias endividadas, alta de oito pontos porcentuais em relação a dezembro de 2016, seguida por Palmas/TO, com 70%, ambas acima da média nacional de 62%. Na sequência estão Manaus/AM, com 62%; Rio Branco/AC, com 60%; Porto Velho/RO, com 52% e Belém/PA, com 40%. Manaus, neste mês passado, continua no mesmo patamar de endividamento.
DIFERENÇAS ENTRE SÁLARIOS MASCULINO E FEMININO DIMINUIU
Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, divulgada nesta segunda-feira mostram que a diferença salarial entre homens e mulheres diminuiu nos últimos anos. Em 2017, o salário médio real das mulheres cresceu mais do que o dos homens, chegando a R$ 2.708,71, uma elevação de 2,6% em relação a 2016, enquanto o rendimento masculino subiu 1,8%, alcançando R$ 3.181,87. O aumento da remuneração feminina é maior do que o registrado para todos os trabalhadores, que teve alta de 2,1%.
Embora tenha havido um crescimento maior para as mulheres, a remuneração média feminina em 2017 correspondia a 85,1% do salário dos homens. Em 2016, o rendimento feminino correspondia a 84,4% do masculino e, em 2015, 83,43%. “Apesar da melhora registrada em 2017, ainda há muitos desafios que precisam ser enfrentados, sobretudo no que se refere ao acesso das mulheres a postos de trabalho mais bem remunerados e garantia de recebimento de salários equivalentes pelo desempenho da mesma ocupação”, destaca o coordenador-geral de Cadastros, Identificação Profissional e Estudos do Ministério do Trabalho, Felipe Pateo. Em 2017, houve um crescimento real na remuneração média, que alcançou R$ 2.973,23. Em relação a 2016, a remuneração média real cresceu R$ 61,64, equivalente a 2,1%.
E-MAIL É AINDA UM FORTE CANAL DE COMUNICAÇÃO
Apesar do crescimento da comunicação online nos últimos 15 anos, como YouTube, redes sociais etc. —, o email ainda permanece sendo um canal forte para publicidade das empresas. Basta verificar que o uso do email segue em crescimento, de vez que, em 2017 eram 3,7 bilhões de usuários de emails em todo o mundo. Em 2018, houve um crescimento de 0,13%. Pode parecer muito pouco, mas o simples fato de existir crescimento, ao contrário de queda, indica que o email não está condenado à morte, como se pode se poderia supor. Acrescente-se que comparando o com o Facebook, que tem 2,2 bilhões de usuários, se constata que há 74% mais usuários de email do que de Facebook. O site Statista (https://www.statista.com) faz a previsão de que com um crescimento contínuo, em 2022, haverá 4,3 bilhões de usuários de email no mundo todo. Razão mais do que suficiente para que muitas empresas busquem formar mailings de leitores, potenciais clientes e clientes.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR, JORNALISTA E ECONOMISTA
Add Comment