Ou como não se responde também. “Às vezes, o modo como se responde as ações terríveis e más é a medida de si mesmo como homem, como nação, como povo, como comunidade” (James Wood).
PROJETO LIDER TEVE PRIMEIRO ENCONTRO
O Projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) busca identificar os eixos de atuação e as potencialidades regionais, e propor novas perspectivas para a região. Estes são os propósitos e o grande desafio dos 63 líderes que participam deste primeiro encontro, que ocorreu em Ariquemes nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17). O LIDER tem o apoio do Sebrae e deve contar com oito encontros e dois fóruns para a apresentação das ações a serem executadas. Para a analista do Sebrae Rondônia, Maria Tereza Marangon, políticas públicas com foco no desenvolvimento podem transformar a realidade das comunidades. “O empreendedorismo é um estilo de vida. É algo inovador e transformador. Quando colocamos isso dentro de políticas públicas, podemos mudar a realidade de cidades e quem sabe até do estado”. Já o ex-prefeito de Cabaceiras (PB), Arnaldo Junior, mostrou aos participantes como o empreendedorismo mudou a realidade do pequeno município do cariri nordestino, através da organização e do trabalho em conjunto de empresários e da sociedade. Ele contou a história de um grupo de artesãos que produziam apenas chapéus de couro e estavam em decadência. “Foi preciso mobilizar os artesãos sobre a necessidade de somar esforços e criar novos produtos de couro para ter mais rentabilidade e se manter no mercado. Foi assim que ajudamos este grupo a ter melhor desempenho em suas atividades”, relatou. O prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, ressaltou que os municípios precisam desta ajuda para alavancar políticas públicas capazes de transformar a realidade da comunidade.
EVENTOS DE FOTOGRAFIA DE DOCUMENTÁRIO
O Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza entre os dias 21 e 24 de agosto dois eventos sobre direção de fotografia de documentário. Ambos terão a participação da documentarista Coraci Ruiz que atua nas áreas de direção, direção de fotografia e elaboração de projetos audiovisuais. O primeiro evento, aberto ao público, consiste em duas sessões de filmes documentários dirigidos ou fotografados por Coraci, seguidas de um bate-papo e debate com a realizadora, na terça e quarta-feira, 21 e 22 de agosto,
às 19h, no Auditório do Bloco Central do Campus de Vilhena. O segundo evento é uma oficina de direção de fotografia de documentário que será ministrada por Coraci nos dias 22, 23 e 24 agosto, das 14h às 17h30, também no Campus de Vilhena, e tem como público-alvo os estudantes do curso de Jornalismo, notadamente os que já cursaram ou estão cursando disciplinas como Documentário, Fotojornalismo I e Fotojornalismo II. Os dois eventos são ações de extensão do projeto de pesquisa “Documentarismo rondoniense: análise de filmes de não-ficção (1997-2013)”, coordenado pelo professor Juliano José de Araújo, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo, e aprovado na Chamada Universal CNPq nº 01/2016.
SENAC TEM PROGRAMAÇÃO DE CURSOS DISPONÍVEL
O mercado de trabalho mostra-se cada vez mais competitivo, e as qualificações necessárias para que você consiga aquela vaga tão desejada, só o Senac pode te oferecer. O Senac Rondônia tem mais de setenta opções de cursos profissionalizantes para quem busca o aperfeiçoamento profissional ou quer aprender uma nova profissão. A instituição oferece cursos de capacitação e de formação técnica, que abrangem os segmentos de Beleza, Moda, Turismo e Hospitalidade, Comunicação e Informática, Negócios, Gestão e Administração. As matrículas estão abertas nas unidades do Senac em Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Porto Velho. Quem deseja capacitar-se, já pode ter acesso à nova programação de cursos do Senac disponível através do link: http://bit.ly/SenacRO-Cursos-Set-a-Dez-2018. As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, nas centrais de atendimento das unidades. Mais informações pelos telefones (69) 3536-8722 (Ariquemes), 3441-4927 (Cacoal), 21816900 (Esplanada), 3521-3730 (Jaru), 3421-0659 (Ji-Paraná), 3227-3186 (Pimenta Bueno) e 3322-1060 (Vilhena).
PARTICIPAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DO PIM É POUCA AINDA
Especialistas alertam para a pouca participação dos produtos fabricados no PIM (Polo Industrial de Manaus) frente às exportações brasileira. Dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), apontam que a comercialização dos manufaturados do Brasil no comércio mundial, aumento de 0,59% em 2015 para 0,61%, em 2016. Segundo o advogado tributarista Victor Bastos o Amazonas registrou 0,23% de participação nos volumes de produtos nacionais. Dados do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e
Serviços), apontam como os principais componentes da exportação brasileira em 2016, foram os produtos semimanufaturados e manufaturados, com destaque para açúcar em bruto (39,8%), ouro em forma semimanufaturada (31,1%), madeira serrada (17,4%), plataformas de petróleo (86,9%), automóveis de passageiros (38,2%), veículos de carga (27,1%) e açúcar refinado (23,2%). Baseado nestes números, a participação dos produtos fabricados no PIM na exportação teve uma queda de 24% comparado a 2015. Para Bastos, quando são observados os principais produtos fabricados no PIM – os eletroeletrônicos, duas rodas, petroquímico e concentrados- observa-se que estes setores não estão alinhados aos principais pilares das exportações brasileira. E consequentemente, não têm a quantidade necessária para atingir os números necessários, e consequentemente contribuir de forma mais significativa nas exportações.
MERCADINHO DE BAIRRO É UMA TENDÊNCIA DO VAREJO
Os mercados de bairros fidelizam os seus fregueses por conta da proximidade, ofertas especiais, qualidade do hortifrutigranjeiros, das carnes e embutidos do açougue e a variedade na padaria, pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, em 2015, sobre os minimercados no Brasil. Estes mercados representam o segundo maior ramo do país em número de pequenos negócios e respondem por 6% do produto interno bruto (PIB) do Brasil. No setor supermercadista, os minimercados representam 35% das vendas. “Acreditamos muito no comércio de vizinhança e nossa estratégia de trabalho é em boa parte voltada para o atendimento desse segmento”, destaca Tiago Bocchi, proprietário do Comercial Bocchi, distribuidor atacadista que atende supermercados, mercearias, panificadoras, lojas de conveniência e os setores de food service e hotelaria. Tiago afirma que a evolução da atitude empresarial dos mercados de bairro é nítida e o segmento tem se estruturado cada vez mais para melhorar a comercialização dos produtos e o atendimento ao público. O objetivo é que o consumidor encontre o que precisa com preços atrativos e se sinta à vontade, além de minimizar o impacto das novas tecnologias e a mudança de estratégia dos grandes players. Ele acredita que “o empreendedorismo e a expertise empresarial do pequeno varejista é a sua grande fortaleza”.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR E ECONOMISTA
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