A ação aconteceu na escola Flamboyant; próximo será no Orgulho do Madeira
O projeto “Atenção Básica na Comunidade”, realizado pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) no sábado, das 8 às 13 horas, na Escola de Ensino Fundamental Flamboyant, no Bairro Cascalheira, ofertou mais de 3.500 serviços de saúde para comunidade do bairro e do entorno.
A dona de casa Maria Lúcia Félix, de 39 anos, foi uma das beneficiadas pela ação social. Ela aproveitou para fazer a coleta do preventivo e atualizar o cartão bolsa família.
Para cada pessoa atendida, cerca de cinco procedimentos podem ser realizados: primeiro ela passa pela triagem, depois vai para o consultório médico, em seguida, se for necessário, segue para a farmácia ou faz, na hora, os exames solicitados pelo especialista. E ainda passa pelos serviços de orientação e educação em saúde.
Foram disponibilizados ainda serviços de consultas médicas e odontológicas, orientações de escovação bucal, aplicação de flúor, vacinação, agendamento de consultas com especialistas, orientação social, atualização do cartão do SUS, acompanhamento e exames para pessoas que tem hipertensão arterial e diabetes, dispensação de medicamentos e atendimento para diagnóstico de hanseníase.
O objetivo da Prefeitura é ofertar o maior número de serviços de saúde nas regiões da capital onde não há ação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Na próxima edição, a equipe de profissionais da Semusa volta ao Orgulho do Madeira, na zona Leste da capital, para realizar os atendimentos.
Fhemeron
O secretário adjunto da Semusa, Marcos Vinícius, destacou a participação da Fhemeron como parceiro no evento de sábado. “A pessoa pode aproveitar para se cadastrar como doador de medula óssea. Eu mesmo me cadastrei”, frisou.
FONTE: Comdecom/ Semusa
Add Comment