Objetivo é oportunizar o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais
O programa Pró-Genética, que é voltado ao melhoramento do rebanho, contribuindo para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina, será uma das atrações da 3ª Feira de Negócios e Tecnologia Rurais Sustentáveis (Portoagro), que será realizada de 29 de agosto a 1º de setembro, em Porto Velho.
O Pró-Genética, é um programa concebido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) com apoio dos governos federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão de obra rural. “O objetivo é aumentar a produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, através do uso de touros melhoradores”, explica Josué Giacometti, conselheiro da ABCZ em Rondônia.
Segundo ele, ao participar da Portoagro, a ABCZ busca proporcionar ao pequeno e médio produtor rural possibilidades de aumento de renda, através da melhoria da produtividade e, consequentemente, da qualidade do seu padrão social. “Estaremos com 50 touros zebuínos para comercialização”, salientou, acrescentando que a aquisição pode ser feita por meio de financiamento com as entidades financeiras que apoiam a feira.
Senepol
Além dos bois da raça Zebu, a Portoagro contará com a exposição de bovinos da raça Senepol, gado de corte proveniente de cruzamentos entre o gado N’Dama e Red Poll. Segundo os expositores, a raça não é dotada de chifres, possui pelos curtos, de cor vermelha, preta ou marrom. “O Senepol combina características de tolerância ao calor e resistência a insetos do N’Dama com a natureza dócil, de boa carne e de alta produção de leite do Red Poll”, explica um dos organizadores da exposição.
FONTE: Comdecom/Semagric
Add Comment