O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia(TRE-RO) analisa, nesta terça-feira (5), 42 pedidos de impugnação de candidaturas. A expectativa é que o julgamento de todos os processos desta natureza seja concluído. Com isso, a lista dos candidatos oficiais que concorrerão aos cargos de senador, deputado federal e deputado estadual em outubro será consolidada e divulgada até a quarta-feira (6). A sessão, que é aberta ao público, teve início durante a manhã no plenário do Tribunal de Justiça do estado, em Porto Velho.
Entre os políticos que podem ter a candidatura impugnada, dois concorrem ao governo do estado. Um dos candidatos a vice-governador recebeu dois pedidos de impugnação – o que é legal, de acordo com o TRE-RO. Entre os que disputam as vagas de deputado federal, quatro podem ter as candidaturas suspensas. Já no grupo dos candidatos a deputado estadual, dez podem não seguir na disputa nas eleições 2014. Dois candidatos a primeiro suplente e um a segundo suplente de senador também terão os pedidos de impugnação avaliados pela Justiça Eleitoral.
Até agora, um concorrente teve a candidatura impugnada pelo TRE-RO. A Justiça Eleitoral acolheu a ação de impugnação proposta pelo Ministério Público contra Francisco Edwilson Bessa Holanda de Negreiros. O candidato pretendia disputar uma das vagas de deputado estadual, mas foi barrado por descumprir as determinações da Lei Ficha Limpa.
Add Comment