É vero, grande analista. “Ora, redes não elegem ninguém, mobilizam a militância” (Gaudêncio Torquato).
PRIVATIZAÇÃO DAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA
O governo federal divulga que não vai estender mais o prazo para que as distribuidoras de energia da Amazônia sejam vendidas e passem a ser geridas pelo setor privado. No pacote estão quatro distribuidoras (a Amazonas Energia, a Companhia de Eletricidade do Acre, a Centrais Elétricas de Rondônia e a Boa Vista Energia) com leilão marcado para o próximo dia 26. Segundo o governo, a data para desestatização não deve passar de 30 de agosto. A privatização deve gerar impactos positivos na cadeia produtiva da indústria, de vez que a ineficiência do modelo estatal de gestão está completamente comprovada pela quantidade de perda de energia. Além do mais o setor de energia, sendo estatal, não tem promovido a renovação dos sistemas de distribuição aumentando o risco e a insegurança das atividades produtivas, em especial, a indústria.
ESTIAGEM DO MADEIRA PREOCUPA
O rio Madeira alcançou, hoje, terça-feira, 24, seu nível mais baixo neste período de estiagem. Havia chegado ao seu pico máximo em fevereiro, quase nos 17m, porém, o rio agora desceu para 4,86m, o que já começa representat perigo de acidentes de navegação. Os números são divulgados pelo Sipam – Sistema de Proteção da Amazônia. Também, como é comum, começam a aparecer os bancos de areia que costumam atrapalhar as navegações e causar acidentes no rio. Em 2016, a forte estiagem chegou a comprometer o abastecimento de vários produtos oriundos do Amazonas, bem como causar prejuízos para as empresas que exportam mercadorias através da hidrovia do Madeira.
CAMPUS PARTY DA REGIÃO NORTE NO COMEÇO DE AGOSTO
No próximo mês de agosto, no período que vai do 1º ao dia 5, Porto Velho será palco da primeira Campus Party da Região Norte. O evento, uma das mais importantes iniciativas de tecnologia e inovação do mundo, será realizado em Porto Velho, no SESI, na Avenida Rio de Janeiro, nº 4734, Bairro Lagoa. Serão cinco dias intensos, conectando universidades e pesquisadores, desenvolvedores, programadores, blogueiros, artistas e, claro, empreendedores. A Campus Party é considerada uma das maiores experiências tecnológicas do mundo que une jovens geeks em torno de um
festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital. A missão do evento é promover uma transformação cultural, ensinando os “campuseiros” a serem a mudança necessária para a conexão do presente com o futuro, nas palavras dos organizadores, “Ajudar a criar espaços para que a energia das novas gerações digitais encontre um lugar para reescrever o código fonte do mundo”. As inscrições para a Campus Party Rondônia ainda estão abertas. Para saber como se inscrever e mais detalhes sobre o evento, acesse: http://brasil.campus-party.org/cprondonia/.
KIT PARA SINAL DIGITAL PARA FAMÍLIAS DE RENDA MENOR
Ligando 147 ou acessando sejadigital.com.br/kit, as famílias de menor renda podem retirar gratuitamente os equipamentos que dão acesso ao sinal digital e concorrer a prêmios. Faltando menos de um mês para o desligamento do sinal analógico em Porto Velho e Candeias do Jamari a Seja Digital, entidade responsável pela migração do sinal analógico para o digital em todo o país, reforça as informações sobre a distribuição dos mais de 75 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto para famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal. Até 14 de agosto, data do desligamento do sinal analógico de TV, todas as residências precisam estar preparadas para receber o sinal digital. Por isto, é importante que se verifique se têm direito ao kit gratuito, acessando o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Nesses canais de comunicação, também é possível realizar o agendamento, escolhendo o melhor dia, horário e local para retirar os equipamentos.
DÉFICIT HABITACIONAL É TEMA DE LIVRO
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, afirmou que “o Brasil ainda precisa construir cerca de 30 milhões de moradias para equacionar a demanda, uma exigência anual de quase 1 milhão de domicílios”. Com apoio da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério, foi lançado este mês o livro “Demanda Futura por Moradias: Demografia, Habitação e Mercado”, elaborado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). A publicação está disponível em versão digital e impressa. Pode ser obtido em versão digital no link https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/comunicacao_novo/19072018_Livro_Demanda_cidades.pdf
IMPOSTOS ALTOS INCENTIVAM O CONTRABANDO
O Paraguai produz, em média, 65 bilhões de cigarros por ano, tem um consumo interno de 2,7 bilhões e exporta cerca de 5 bilhões. A conta que se faz é que a diferença de 57 bilhões de unidades vem parar no Brasil através da ilegalidade, o que representa cerca de 48% do mercado brasileiro abastecido por cigarros contrabandeados. O cálculo é de que, só em 2017, a evasão de impostos alcançou R$ 9,7 bilhões. A causa está na liberalidade da economia paraguaia com impostos irrisórios e baixa fiscalização, causando grandes assimetrias em relação aos países vizinhos. A mudança na cobrança de impostos pela Receita Federal freou, em parte, as exportações do país vizinho. Mas, não consegue deter o contrabando. Como se no Brasil, Chile e Argentina os impostos variam de 71% a 90% do valor do cigarro, enquanto no Paraguai a alíquota é de 22%. É malhar em ferro frio.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR E ECONOMISTA
Add Comment