Pode até ter verdades secretas, mas, quem será capaz de desvendá-las? “Eu comecei a acreditar que o mundo inteiro é um enigma, um enigma inofensivo que se torna terrível pela nossa própria tentativa furiosa em interpretá-lo como se ele tivesse uma verdade secreta” (Umberto Eco).
UNIR E SEMA FAZEM PLANTIO DE MUDAS NO CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) estão fazendo o plantio de mais de 100 mudas de árvores no campus de Porto Velho. Foi uma iniciativa conjunta do professor doutor Erasmo Moreira de Carvalho, docente do Departamento de Ciências Contábeis e do Mestrado em Administração Pública da UNIR, com a Diretoria Administrativa do Campus (DAPVH) de Porto Velho. As mudas foram cultivadas e doadas pelo professor Erasmo, enquanto o plantio ficou por conta da equipe TATU da Sema. São em torno de 110 mudas de acácia, ipê (branco, amarelo e roxo), flamboyant e flamboyant mirim. Na terça-feira, 26, a equipe da Sema executou o plantio de 16 mudas na lateral esquerda da entrada do campus e retornarão posteriormente para plantar o restante das mudas do lado direito e dentro do campus da UNIR.
FORMATURA DE UMA CENTENA DE ALUNOS EM COSTA MARQUES
Com a presença dos alunos, autoridades e familiares, foi realizada, na noite da última quinta-feira (28), na quadra de esportes da escola Raimundo de Oliveira Mesquita no município de Costa Marques, a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Recepcionista, Agente de Informações Turísticas e Cozinha Regional. A cerimônia contou com a presença do Diretor Regional do Senac Rondônia, Hilton Gomes, Prefeito de Costa Marques, Vagner Miranda, Presidente do IDEP, Miguel Câmara, Presidente da Câmara Municipal de Costa Marques, Antônio Augusto e o Secretário de Ação Social, Amaury Ribeiro, entre outros convidados. Durante a cerimônia, houve ainda apresentações de diversos Projetos Integradores, shows culturais e a escolha de um aluno de cada turma para receber simbolicamente o certificado de conclusão de curso. Os cursos, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (IDEP) do Governo do Estado, são gratuitos e com o objetivo de dar condições de empregabilidade aos
jovens, a partir de 16 anos, e adultos de baixa renda possibilitando o engajamento no mercado de trabalho.
PROGRAMA PAPEL PASSADO SERÁ LANÇADO EM SEIS MUNICIPIOS
O Governo de Rondônia vai realizar esta semana, do dia 03 a 05 de julho, a solenidade de abertura do Programa Papel Passado em seis municípios completados pelo convênio celebrado entre o Governo do Estado e o Governo Federal para beneficiar aproximadamente 30 mil moradores. Por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Milton Capixaba, o governo estadual tem por meta regularizar 7.897 lotes urbanos nos municípios de Castanheiras (211 lotes no distrito de Jardinópolis), Corumbiara (850 nos lotes A-23, 24-A, 64-A, 65-A e 67-A), Guajará-Mirim (3.151 lotes nos bairros Tamandaré, Serraria, 10 de Abril, Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima), Machadinho do Oeste (1.365 lotes no bairro Bom Futuro), Nova Mamoré (1.740 lotes nos bairros Planalto e São José) e São Miguel do Guaporé (580 lotes no bairro Cristo Rei). O programa Papel Passado foi criado para regularizar juridicamente imóveis de moradores que ocupam núcleos urbanos irregulares.
O FARDO INSUPORTÁVEL DOS IMPOSTOS
O IBPT- Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário apontando que o brasileiro trabalhou até o dia 2 de junho de 2018 apenas para pagar tributos. Começa a pagar no instante em que aufere rendimento, quando o contribuinte é atacado pela previdência e pelo imposto de renda. Depois desta mordida inicial, vem, sem seguida, um arrastão de impostos em qualquer compra que faz pelo ICMS. E o fardo aumenta com a Receita Federal que lhe aplica três mordidas mais (PIS, Cofins, IPI). As prefeituras entram com ISS. E pra completar vem mais IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI, ITR; taxas de limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos etc, etc. São um total de 92 tributos, sem contar com outras taxas que aparecem quando menos se espera. O relatório do IBPT constata que o contribuinte brasileiro destinou, no ano passado, 41,8% dos seus rendimentos para o pagamento de tributos. Em 1947, essa carga era de 13,8%. Em 1957, era de 16,7%; Em 1967, pulou para 20,5%; Em 1977, chegou a 25,6%; Em 1987, ficou em 23,8%; em 1997, avançou para 29,6%. E o sálario ó….
VEM AÍ A DNI
Pelo menos a previsão é para este mês que irá se tornar disponível o DNI
(Documento Nacional de Identidade), uma identidade digital cuja proposta é unificar documentos como RG, CPF e título de eleitor. A identificação poderá ser obtida num processo que inclui registro no aplicativo gratuito “DNI” nas plataformas Android e iOS e identificação biométrica em postos de atendimento do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Com todas as validações concluídas, será possível carregá-lo na memória de um celular ou tablet, dispensando a apresentação de registros de papel. A iniciativa será um grande avanço no campo de certificações digitais e indica um possível caminho de menor burocracia com uso da tecnologia como aliada.
EM 45% DAS CIDADES HÁ MAIS MOTOS QUE CARROS
A quantidade de motocicletas é maior que a de carros em 45% das cidades, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a frota de veículos no Brasil. Segundo a pesquisa, havia em abril deste ano mais motos do que carros circulando em 2.487 do total de 5.568 municípios brasileiros. No país foram contabilizadas 26,4 milhões de motos, uma frota 3,44% maior do que a registrada em abril do ano passado. A proporção é de uma moto para 7,86 habitantes. O levantamento aponta que os carros ainda lideram os meios de locomoção. Em abril deste ano, o Brasil tinha 53,4 milhões de carros, o que representa um carro para cada 3,89 habitantes, número 3,3% maior do que o registrado em abril do ano passado.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR E ECONOMISTA
Add Comment