O treinamento iniciou nesta terça e encerra na quinta
Iniciou nesta terça-feira, 26, e encerra na quinta-feira,28, o treinamento para médicos que trabalham para o Município de Porto Velho sobre “Preenchimento da Declaração de Óbito e Qualificação das causas Básicas de Morte”. A capacitação é promovida pelaSecretaria Municipal da Saúde (Semusa).
O objetivo é melhorar as estatísticas de mortalidade no Município, a partir da discussão de óbitos com causa básica classificada como “códigos garbage”, que são causas mal definidas ou incompletas.
A oficina desta terça-feira está sendo ministrada pela médica Eleonora Walcher, do Ministério da Saúde. Ela frisou a importância do tema no planejamento de ações específicas para evitar determinadas causas de mortes.
“É um instrumento fundamental para o planejamento das ações em saúde e quando o serviço feito de uma maneira errada, nós não conseguimos compreender do que as pessoas morrem e não conseguimos desenvolver ações para evitar essas mortes”, disse a médica.
O treinamento é realizado em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA), Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANTPS/MS), Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) e Secretária Estadual de Saúde (SESAU)
Oficinas
Hospital João Paulo II: dias 26 e 28 /06, das 14 h às 18 h.
Cremero: dia 26/06, das 19 h às 22 h.
Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro: dia 27/06, das 8 h às 12 h.
Centro de Referência em Saúde da Mulher: dia 28/06, das 8 h às 12 h.
Fonte: Comdecom
Add Comment