Interessante

Córnea humana é restaurada com células-tronco

Pesquisadores de várias instituições norte-americanas, trabalhando conjuntamente, identificaram uma forma de induzir o crescimento do tecido da córnea humana.

A descoberta é promissora para pacientes vítimas de queimaduras e lesões químicas, e também para doenças oculares graves.

A pesquisa, publicada na revista Nature, é um dos primeiros exemplos da reconstrução de um tecido humano a partir de células-tronco coletadas de adultos.

 A equipe descobriu uma molécula que atua como um marcador para as raras células-tronco do limbo.

 “As células-tronco límbicas são muito raras, e transplantes bem-sucedidos dependem dessas células raras,” destacam Bruce Ksander e Paraskevi Kolovou, da Universidade de Harvard, membros da equipe multidisciplinar que fez a pesquisa.

As células-tronco do limbo ficam no epitélio basal do limbo do olho, e ajudam a manter e regenerar o tecido da córnea. A sua perda devido a lesões ou doenças é uma das principais causas de cegueira.

 Células-tronco adultas

Até agora, os transplantes de tecido ou de células têm sido utilizados para ajudar a regenerar a córnea, mas não se sabia se havia células-tronco límbicas reais nos enxertos, e os resultados não têm sido consistentes.

 Com a nova descoberta, os pesquisadores puderam usar anticorpos para detectar a molécula sinalizadora, chamada ABCB5, para ir direto às células-tronco em tecidos de doadores humanos falecidos e usá-las para induzir o crescimento anatomicamente correto de córneas humanas totalmente funcionais.

 “Esta descoberta vai tornar muito mais fácil restaurar a superfície da córnea. É um bom exemplo de pesquisa básica movendo-se rapidamente para uma aplicação prática,” disseram os pesquisadores.

Até o momento, os experimentos foram feitos apenas implantando as células humanas em camundongos.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com