Cidades

Audiência pública na Cãmara municipal de Porto Velho debateu ações para agricultura familiar

O foco foram as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais de Porto Velho

A Câmara Municipal de Porto Velho realizou audiência pública para tratar do fortalecimento da agricultura familiar na capital. A discussão foi proposta pelo vereador Edésio Fernandes (PRB) que é membro da Comissão de Agricultura da Casa de leis. Estiveram presentes, presidentes de associações de produtores rurais, vereadores, o gerente regional da Emater, Hilton Uchôa; o chefe-geral da Embrapa Rondônia, Alaerto Luiz Marcolan, o subsecretário da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Francisco Evaldo de Lima e diretores, entre outras autoridades.

O foco dos debates foram as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais de Porto Velho, questões como deficiências na assistência técnica em muitas comunidades, o atraso das aulas para os filhos dos agricultores devido à falta de transporte, e as limitações de logísticas no escoamento da produção. Esses foram os principais entraves apontados para o desenvolvimento do setor produtivo.

Foram mais de quatro horas de debates calorosos. Cada presidente de associação expôs as dificuldades que as comunidades enfrentam nas mais diversas localidades rurais. “O país vem se mantendo com o trabalho desses agricultores que trabalham de sol a sol, para movimentar o PIB (Produto Interno Bruto), e em Porto Velho não é diferente”, observou Edésio Fernandes.

Um ponto que foi muito questionado pelos agricultores foi a volta da Subsecretaria Municipal de Agricultura como secretaria, e de acordo com o produtor Severino que mora na linha C 01, essa é uma das maiores dificuldades. “A Semagric precisa ter autonomia para poder ajudar mais o homem do campo, pois como subsecretaria, depende da liberação da secretaria a qual está subordinada”, comentou.

O subsecretário Francisco Evaldo, disse que os agricultores familiares têm uma relação particular com a terra, pois é o seu local de trabalho e moradia e a diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor.

“Essa audiência, serviu para mostrar que união faz toda diferença para o futuro do desenvolvimento do setor na capital, e o prefeito dr Hildon Chaves, já me confirmou que a Semagric em breve voltará a ter status de secretaria, e tenho certeza o município irá produzir muito mais do que já está produzindo”, destacou Evaldo. O subsecretário também se comprometeu empenhar- se para atender todas as demandas possíveis dos produtores.

Evaldo também apresentou todo trabalho que vem desempenhando por toda equipe desde o início da gestão, a começar pelo Sistema de Inspeção Municipal, que já certificou mais de 10 empreendimentos e gerou 128 empregos direto, devido o aumento da demanda do empreendimento certificado. Falou do Programa Mais Peixe que já escavou 132 Tanques e beneficiou 44 produtores; num total de 80 mil m² de Lâminas de água que tem uma produção estimada de 105 toneladas de pescado por ano. O programa Caminho da Produção que já recuperou 2.390 Km de estradas vicinais, construiu 54 pontes e instalou 175 Bueiros. Programa Direto da Roça que transportou cerca de 1.122 toneladas de produção, atendendo por mês cerca de 45 produtores. No programa Pró- Café já foram distribuídas 572.102 mudas de café clonal, atendendo como beneficiários do programa 742 produtores que daqui 2 anos estarão colhendo seus grãos de café. Também ressaltou a importância do Programa Terra Produtiva que já atendeu cerca de 140 produtores com destoca e gradagem, num total de 635 hectares beneficiados. O programa Pró Calcário que transportou 1.380 toneladas de calcário e atendendo cerca de 86 produtores de associações. Reativou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e captou mais 4 milhões em recursos Federais e Estaduais (DER/ FUNASA/ MDA/ SEAGRI).

Fonte: Semagric

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com