Vinculado a Brasília, este será o primeiro consulado a ser instalado em Rondônia
O prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, recebeu, o cônsul de Itália em Rondônia, Cláudio Alfredo Guastella, que foi convida-lo para a inauguração, dia 19 de março, às 19 h, do consulado italiano no estado.
Instalado à rua Duque de Caxias, entre Presidente Dutra e Rogério Weber, bairro Caiari, esse será o primeiro consulado de Itália em Rondônia e será aberto, de acordo com Guastella, com a presença do cônsul-geral italiano no Brasil, Michele Pala, que fica em São Paulo.
O novo consulado estará na circunscrição de São Paulo, igualmente aos atuantes nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e São Paulo, informa Guastella. Rondônia tem, segundo ele, atualmente, o chamado consulado de correspondência.
A abertura do consulado em Rondônia foi autorizada pelo cônsul Pala, depois de, em abril de 2017, visitar Porto Velho e ver sua importância no contexto social e econômico, além de atender a uma ‘exigência’ de italianos e italodescendentes, especialmente no sul rondoniense.
“Além de convidar ao prefeito dr Hildon para a solenidade de instalação do consulado, também estamos nos colocando à sua disposição da prefeitura, colaborando com o prefeito em assuntos como intercâmbio cultural em Itália”, disse Guastella.
Para o prefeito dr Hildon, “é de fundamental importância cultural, econômica e social a implantação do primeiro consulado italiano em Rondônia, que tem uma expressiva colônia, além de aproximar mais brasileiros e italianos através de eventos e atividades econômicas como o turismo”.
Fonte: Comdecom
Add Comment