Equipamento é o primeiro a chegar, de três adquiridos com esse sistema moderno na precisão de diagnósticos
O Centro de Especialidades Médicas de Porto Velho (CEM) iniciou nesta quarta-feira (3) os exames com o novo aparelho de Ultrassom 3D com recursos modernos que permitem exames mais precisos, e que possibilita, por exemplo, realizar a biópsia de nódulos de mama através de ‘agulhamento’. O aparelho foi adquirido para atender a demanda reprimida em exames de ultrassonografia e para aprimorar os serviços da atenção básica e de média complexidade na capital.
O ultrassom de última geração custou R$ 179 mil e foi adquirido através de emenda parlamentar do senador; Acir Gurgacz, e dos deputados federais; Lindomar Garçon, Mariana Carvalho e Expedito Neto. A emenda de aproximadamente um milhão e meio de reais é destinada para aquisição de aparelhos de diagnóstico por imagem e outros exames para o CEM, a policlínica Rafael Vaz e Silva e para o Serviço de Assistência Especializada, o SAE.
Este é o primeiro a chegar de um total de três. O novo ultrassom permite exames na área de cardiologia, ginecologia, mama, vascular e diversas outras aplicações. Entre os outros aparelhos adquiridos estão seis monitores multiparametro, nove cardioversores, além de M.A.P.A. (aparelho para monitorização ambulatorial da pressão arterial) e Holter que é utilizado para monitorar a atividade elétrica do coração de forma contínua por 24 h que já está em fase de licitação. E um aparelho de raio x digital que ficará no CEM.
Fonte: Semusa| Foto: Medeiros (arquivo)
Add Comment