Quase sempre é demagogia. “A oposição será sempre popular; é o prato servido à oposição que não logra participar do banquete” (Joaquim Nabuco).
NO CINE SESC, O ABRAÇO DA SERPENTE
No próximo dia 28 de setembro, o projeto Cine Sesc, em parceira com o Cine Oca, exibe, no Audicine Sesc Esplanada, o longa O Abraço da Serpente, indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 2016. Com crítica positiva da Variety, The Hollywood Reporter e The Playlist o filme de 125 min. conta a história de Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, agora como último sobrevivente de seu povo, vivendo em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão terminam quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico americano em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar. O xamã decide acompanhar o estrangeiro na sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Estas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre. Dirigido por Ciro Guerra que também assina o roteiro com Jacques Toulemonde Vidal conta com Antonio Bolivar, Brionne Davis, Jan Bijvoet, Luigi Sciamanna Nicolás Cancino, Nilbio Torres, Yauenkü Migue no elenco. O filme tem classificação indicativa de 12 anos. A exibição ocorre no espaço Audicine da Unidade Sesc Esplanada, na Av. Pres. Dutra, 4175 às 19h30 com entrada franca. Mais informações pelo (69)3229-6006 ramal Cultura 239.
COMER BEM É NO CASARÃO DO PEIXE
Para quem quiser almoçar um excelente peixe a minha dica é o Casarão do Peixe, Rua Tenreiro Aranha, 3205 – Bairro Olaria- Telefone (69) 3229-7274. Nos fins de semana a casa, que funciona de terça à domingo, está sempre lotada, o que dificulta o atendimento, mas, em geral é muito bom. Recomendo provar o pastel de tambaqui, que é maravilhoso, mas, a moqueca de dourado, o pirarucu à Rondon e as Caldeiradas de tambaqui tanto a tradicional quanto a amazônica com jambo e tucupi. Vá com disposição de comer bem.
11º CENSO AGROPECUPÁRIO DO AMAZONAS
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE vai realizar o 11° Censo Agropecuário no Amazonas. As coletas de informações começarão no dia primeiro de outubro e irão até o dia 28 de fevereiro de 2018 em cerca de 1.3 milhão de estabelecimentos rurais no Estado. Segundo o gerente do Censo Agrário, Antonio Florido, a principal finalidade é obter informações sobre a situação de estabelecimentos agropecuário do país, na estrutura de produção do setor primário e a sua relação com os demais setores da economia. E frisou a importância de cada trabalhador rural contribuir no repasse de informações, pois, o Censo agropecuário só acontece a cada 10 anos e procura fazer uma fotografia de tudo o que está sendo pesquisado. E esta pesquisa servirá para fazer análises e gerar políticas públicas que podem melhorar o nível de sustentabilidade das atividades do setor agrícola.
INFLAÇÃO DEVE FICAR ABAIXO DA META ESTE ANO
O mercado financeiro reduziu, novamente, a estimativa de inflação, que, agora, ficou abaixo do limite inferior da meta para este ano. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,08% para 2,97%, de acordo com o boletim Focus, pesquisa divulgada pelo Banco Central (BC). A meta de inflação, que deve ser perseguida pelo BC, tem como centro 4,5%, limite inferior de 3% e superior de 6%. Na última quinta-feira (21), o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana de Carvalho, disse em Brasília que, se a meta de inflação ficar abaixo do limite mínimo de 3%, o BC justificará o descumprimento “com serenidade”. A projeção do BC para a inflação, medida pelo IPCA, é de 3,2% este ano. Segundo o Relatório Trimestral de Inflação, o risco de o IPCA ficar abaixo do limite inferior da meta é de 36%. Para 2018, a estimativa do boletim Focus para a inflação foi reduzida de 4,12% para 4,08%. Essa foi a quarta redução seguida.
ASSEMETRIA DIGITAL CRIA NOVOS EXCLUÍDOS
Apesar de todo o avanço da internet, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) informa que a população mundial está dividida ao meio no acesso à internet. Até o final de 2017 teremos 48% de conectados e 52% de desconectados no planeta. Com a diminuição no ritmo de crescimento de novas conexões, vai se criando um novo exército de excluídos, os excluídos digitais. A exclusão digital aprofunda as desigualdades entre indivíduos, famílias, regiões e países, determinando novos padrões de miséria e impondo novos desafios para a luta pelo fim da opressão capitalista, quem afirmou isto foi o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, no lançamento do relatório da organização sobre a situação da Banda Larga no mundo, o State of Broadband 2017, da Comissão de Banda Larga da UIT. Zhao destacou que “os países ‘de ponta’ digitais estão avançando ainda mais, enquanto os países em desenvolvimento estão, em geral, sendo deixados para trás”. Comparando a conectividade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, os primeiros têm uma penetração de 41,3% de acesso, enquanto os países menos desenvolvidos deverão ficar em 17,5% – dados do documento projetados para 2017. O relatório ressalta os muitos avanços que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) estão trazendo ao mundo, e mostra, também, que a assimetria global no uso destas tecnologias são imensas.
PREÇOS BAIXOS DOS GRÃOS ATRASA PLANTIO
O plantio das próximas safras de soja e milho atrasou no Brasil, uma vez que a perspectiva de margens reduzidas de lucro, com os baixos preços dos grãos, afetaram as decisões de planejamento dos produtores. Também contribui para isto a volatilidade da taxa de câmbio, que afeta compras de fertilizantes, e as burocracias excessivas para acesso ao crédito rural, que financiam até 40% dos custos operacionais de produtores. Os produtores rural estão cautelosos com receio de assumir custos sem ter uma renda garantida.
Add Comment