Muitas vezes não se tem como fugir da realidade. “Eu sei que vai doer. Mas, às vezes, na vida, a gente precisa fazer a coisa certa” (Amy Winehouse).
CURSO DE EXTENSÃO DANÇA TEATRO NA UNIR
O Departamento de Artes (DARTES) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o Serviço Social do Comércio (SESC/RO) estarão recebendo, de 14/08 a 20/08/2017, as inscrições dos (as) interessados (as) em participar do curso de extensão “Dança-Teatro” do Laboratório de Pesquisa em Teatro e Transculturalidade (PAKY´OP). São ofertadas 7 vagas para estudantes regularmente matriculados na UNIR e 13 vagas para a comunidade portovelhense. Os (as) interessados (as) deverão preencher ficha de inscrição, com os dados pessoais, no período de 14/08 a 20/08/2017. A ficha deve ser preenchidaon-line: https://docs.google.com/a/unir.br/forms/d/1yfRe1GWwbfPqaagEGHye9jah0Rd_eQSr_bqtoVMHXhk/edit?ts=59764f83. O curso de extensão “Dança-Teatro”, coordenado pelo professor doutor Luiz Daniel Lerro, visa propiciar a experiência prática de organização cênica a partir dos princípios técnico-expressivos da dança e do teatro. O público-alvo são atores/atrizes, bailarinos (as) e pessoas interessadas em trabalhar com o corpo com idade mínima de 20 anos. A carga horária prevista para o Módulo I é de 60 h/a (4 h/a semanal), atestada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e pelo Laboratório de Pesquisa em Teatro e Transculturalidade (PAKY´OP).
DESBUROCRATIZAR PARA ECONOMIZAR
O Governo de Rondônia divulgando que antes sua burocracia utilizava 43 arquivos e 4,2 mil caixas que custavam R$ 11,7 mil por mês. As secretarias, superintendências e departamentos gastavam R$ 44,2 mil apenas com canetas, clipes, grampos e outros materiais, mas, que isto vem mudando a cada dia, com o funcionamento do Serviço Eletrônico de Informações (SEI) desenvolvido pela Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae). É uma tentativa de decretar o fim da burocracia, dimminuir gastos supérfluos e do desperdício de dinheiro. Sob a coordenação da superintendente Rosana Vieira de Souza, do diretor da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Ronaldo Sawada, e da coordenadora de administração de finanças na Superintendência Estadual de Gestão e Gastos Públicos (Sugesp), Elizete Gonçalves de Lima, para mudar antigos hábitos, vícios e situações, trabalharam em equipe 1.978 pessoas no projeto “Governo sem papel”, Rondônia agora está entre os finalistas do Prêmio Boas Práticas. É o primeiro estado brasileiro que usou suas próprias tecnologias para mudar a organização dos processos de admissão e exoneração de servidores, e na sequência, o de compras diárias.
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO ELETRÔNICA
Por falar em desburocratização, na semana passada, a proposta da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), elaborada pelo Ministério das Cidades, foi aprovada, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Agora, além do documento físico, o motorista terá também o arquivo virtual da CNH, por meio de um aplicativo para smartphones. O documento virtual pode ser apresentado, no lugar da carteira física, e identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital. A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso. É uma medida vai beneficiar motoristas e um passo à frente, desburocratizando o processo de habilitação. Mais o grande passo mesmo será dado quando se puder resolver os problemas nos Detrans por meio da internet.
BANCO DO POVO INAUGURA AGÊNCIA NO VALE DO GUAPORÉ
A primeira agência do Banco do Povo na região do Vale do Guaporé foi inaugurada na última sexta-feira (28), em São Francisco do Guaporé. A agência está instalada no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, na região central da cidade. Pelo menos 40 microempreendedores já tiveram os créditos aprovados e, no ato inaugural, receberam os cheques, segundo o gerente da agência, Djalma Pedroso, que afirmou “Após a quitação do empréstimo, novo crédito poderá ser concedido em valor diferente ao contratado pela primeira vez”.
ATACADISTAS DEMONSTRAM OTIMISMO COM A RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA
Uma pesquisa inédita da Serasa Experian, realizada com o segmento atacadista, revela que a maioria espera fechar 2017 com ganhos acima da inflação em termos reais. Entre os entrevistados, 29% acreditam que irão crescer até 5% acima, 25% confiam no crescimento entre 5% e 10% superior à inflação e 13% têm a expectativa de ultrapassar esta marca. Já 26% dos atacadistas consideram uma expansão em linha com a inflação e 6% esperam recuo. A pesquisa da Serasa Experian, realizada em maio de 2017, ouviu os gestores de 177 empresas do segmento atacado localizadas em diversos lugares do país. Segundo o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Serasa Experian, Victor Loyola, com os primeiros sinais de recuperação da economia e queda da inflação, o setor atacadista demonstra otimismo em relação ao horizonte de curto prazo. “A queda estrutural da inflação beneficia a capacidade de consumo da base da pirâmide social, sendo a população de baixa renda a grande consumidora dos postos de venda abastecidos pelo atacado” afirmou. Apesar do otimismo no crescimento em 2017, os impactos da crise econômica vivida pelo segmento refletem no perfil dos investimentos. Segundo a pesquisa, 51% das empresas anunciaram que, ao longo deste ano, os aportes devem focar a preservação da operação e não a expansão porque muitos atacadistas operaram com capacidade ociosa nos últimos anos.
INFLAÇÃO SOBE COM IMPOSTO SOBRE COMBUSTÍVEIS
O Boletim Focus, do Banco Central, pela segunda semana consecutiva, elaborado com as expectativas do mercado financeiro, eleva as estimativas para o IPCA de 3,33% para 3,40% em 2017. As previsões para o índice oficial de inflação do país, em queda durante quase dois meses, mudaram de trajetória, na última semana, depois do aumento dos impostos sobre os combustíveis. Segundo o IBGE, a alta de preços acumulada no ano até junho é de 3%. A meta do governo para o ano é de 4,5%, podendo variar entre 3% e 6% de acordo com o grau de tolerância de 1,5%.
Add Comment