Teia Digital

Dia das mães: Vagas temporárias e crescimento das vendas – por Silvio Persivo

Não sou eu que vou discutir. “As atrações mais excitantes são entre dois opostos que nunca se encontram” (Andy Warhol).

 TRIO DO NORTE NO SESC APRESENTA

O  projeto “Sesc Apresenta”, que visa estimular a produção artística, traz esta semana o grupo rondoniense Trio do Norte, formado por Júnior Lopes, Mauro Araújo e Paulo Araújo, que vai apresentar o show “Clássicos Regionais”, na sexta-feira, 12 de maio, no Teatro 1 do Sesc Esplanada. No repertório, canções como: O peixinho sobe e desce, Ao rio, Centopéia, Máquina 15, Timbres e batuques, Berisso, Vento Bravo de Edu Lobo, Spalla do Bado e Lembrando Hermetto de Arismar do Espírito Santo, farão parte do show. E neste espetáculo o Trio terá a participação dos músicos Oséias Araujo na guitarra, David Castro no Saxofone, e Eliéser Costa no trombone, como convidados especiais. O grupo tem se destacado desde 2006, com participações em projetos musicais como a “Mostra de Música do Sesc”, “Música Instrumental na Praça”, “Música na Escola”, “Palco Livre”, entre outros projetos. Com o objetivo de difundir a música instrumental o grupo oferece em seu repertório um acervo de composições próprias e músicas de renomados compositores locais, nacionais e internacionais. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente 1h antes do show.

 DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou, por meio do Departamento de Educação de Guajará-Mirim, que as inscrições para a seleção do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação estão abertas e devem ser efetuadas no período de 29 a 31 de maio de 2017. O DINTER está sendo ofertado por uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a UNIR. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ppe.uem.br/selecao-dinter.htm.

DIA DAS MÃES TERÁ CRESCIMENTO DAS VENDAS

Em Rondônia, a previsão é de que o comércio deve movimentar, no período do Dia das Mães, em  torno de R$ 560 milhões, um crescimento de 4,2% no volume de vendas. O número de trabalhadores temporários deve permanecer quase estável sendo esperada a abertura de 1.236 novas vagas, segundo o Departamento Econômico da Fecomércio Rondônia. Para o presidente da instituição, Raniery Araujo Coelho,  “o resultado é animador” levando em conta que as condições de consumo ainda são lentas e somente com a retomada do nível de atividade econômica, emprego, em especial, do crédito, que é fundamental para elevar o nível das vendas a prazo.

O DIA DA BANANA

A Embrapa Rondônia vai realizar o tradicional Dia de Campo de Banana no dia 12 de maio, a partir das 8h30, no reassentamento rural coletivo Vida Nova, localizado a 6,5 km do distrito de Nova Mutum – Porto Velho, no sentido Acre, nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Jirau. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os resultados dos experimentos conduzidos no mesmo local e também aproveitar a ocasião para trocar experiências e conhecimentos com outros produtores e a equipe técnica da Embrapa. A Entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local. O público alvo do evento são os agricultores familiares, técnicos da extensão rural, estudantes de ciências agrárias, agentes de fomento e o público em geral. A banana é um dos frutos mais consumidos pela população de Rondônia e brasileira. A banana é a segunda fruta mais produzida no Brasil, atrás apenas da laranja. Em 2015, a produção de banana foi de 6,8 milhões de toneladas, cujo valor da produção alcançou a cifra de 5,8 bilhões de reais. Os principais estados produtores, em quantidade produzida, são: Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará (IBGE, 2015). Na Região Norte, o estado do Pará figura como o maior produtor, respondendo por mais de 50% da produção, vindo em seguida os estados de Roraima e do Acre. Rondônia aparece em quarto lugar no ranking de produção de banana dos estados da Região Norte, com participação de 13% do total produzido. Apesar da baixa participação no contexto regional a banana é a principal fruta produzida no estado, cuja área colhida em 2016 foi de 7.748 hectares, com produção de 76 mil toneladas. Os principais municípios produtores desta fruta no estado são Porto Velho, Buritis, Cacoal e Jaru e as principais variedades consumidas em Rondônia são: banana-da-terra (banana de fritar), maçã, prata e nanica.

 INVESTIMENTOS DE PMEs EM MIDIAS DIGITAIS

A ReachLocal, empresa global com tecnologia exclusiva de marketing digital para aumentar resultados de vendas,  divulgou a pesquisa “PMEs e as Mídias Digitais em 2016”, que mapeou os principais  investimentos das pequenas e médias empresas brasileiras em mídias digitais em 2016. Usando uma base de mais de 6 mil clientes, a empresa selecionou 1300 PMEs brasileiras que tiveram gastos superiores a R$ 1.000,00 no último trimestre do ano passado. O universo das empresas pesquisadas representa um valor estimado de investimento publicitário de 27 milhões de reais ao ano. Entre os resultados, o buscador do Google aparece com grande destaque, concentrando 81% dos recursos de publicidade digital, seguido pelo Facebook que capta quase 10% dos valores. Dos setores analisados: Automotivo, Educação, Saúde e Estética, Home, Service & Improvement, Imobiliário e B2B, o maior investidor foi o setor de  Educação (26%), seguido por B2B (22%).  O ramo imobiliário teve a menor taxa de investimento em mídias digitais: 8%. Na análise por canal de divulgação, o segmento que mais investe no Google é o de Saúde, que destina 88% de sua verba para o buscador. O Facebook, por sua vez, fica com 16% dos investimentos do setor de educação.  O Twitter aparece no final da lista com apenas 0.36%  do total.

QUATRO EM DEZ NÃO SE LEMBRAM DO QUANTO GASTARAM COM CARTÃO DE CRÉDITO

Quatro em cada dez (42%) consumidores que usaram o cartão de crédito em março não sabem ao certo o quanto gastaram nas compras do mês. Os dados são do Indicador de Uso do Crédito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Apesar de não se lembrarem do valor exato, porém, 20% dos usuários disseram que diminuíram o tamanho da fatura do cartão de crédito no último mês, contra 41% de entrevistados que observaram um crescimento na fatura. Para 33%, ela se manteve estável. Considerando os entrevistados que se lembram do valor da fatura do último mês, a média da cobrança foi de R$1.140,00. Os itens de primeira necessidade como alimentos (62%) e remédios (49%) foram os mais adquiridos por meio do cartão de crédito. Produtos como roupas (32%), combustível (28%) e gastos com bares e restaurantes (26%) ocupam as demais posições do ranking.

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