Semifinal reúne jovem equipe francesa, que só não faz mais gols que Barça e Real, e o experiente time italiano, dono do melhor sistema defensivo da Europa. GloboEsporte.com transmite a partir das 14h45
o dia 20 de dezembro de 1998, Buffon tinha 20 anos. Era titular do Parma, com 104 jogos oficiais disputados, dos quais 20 por competições europeias. E tinha uma Copa do Mundo no currículo. Naquele dia, Kylian Mbappé nascia. Nesta quarta-feira, 18 anos depois, os dois se enfrentam. O goleiro da Juventus e o atacante do Monaco são os símbolos do duelo de gerações e estilos entre as duas equipes, que entram em campo às 15h45, no estádio Louis II, pela semifinal da Liga dos Campeões. O GloboEsporte.com transmite a partida ao vivo, com pré-jogo a partir das 14h45 (de Brasília).
Buffon é o líder do experiente time bianconero, dono da melhor defesa da Europa. Mbappé é a cara da renovação do futebol francês. O atacante é destaque do jovem time do Monaco, que conta com o segundo melhor ataque do continente, atrás apenas do Barcelona. Os dois jogadores buscam o primeiro título da Liga dos Campeões de suas carreiras. O italiano se rendeu à jovem promessa do rival. E brincou com a idade do atacante.
– Mbappé nasceu em dezembro de 1998, eu já tinha jogado a Copa do Mundo de 1998 na França. Essa é a coisa boa de ter tamanha longevidade, poder encontrar garotos que não tinham nem nascido quando você já tinha jogado parte da carreira. Isso é demais, muito motivante. Saber que estou jogando contra os futuros Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar – declarou o goleiro, em entrevista à Revista da Uefa (veja no vídeo acima, aos 7’30’’).
Mbappé tem cinco gols em sete jogos no torneio. Todos os gols foram marcados no mata-mata: três contra o Borussia Dortmund nas quartas de final, e dois diante do Manchester City nas oitavas. Aos 18 anos, ele marcou 24 vezes nesta temporada, que é a sua segunda como jogador profissional. Ele está em um momento especial. E reconhece que enfrentar um atleta como Buffon valoriza a partida.
– Ele é um goleiro que já deixou sua marca na história. Um dos melhores do mundo. Estou orgulhoso que jogarei contra ele. Se trabalha a vida inteira para jogar contra jogadores como ele. Quando isso acontece, você fica feliz e quer dar o seu melhor para vencê-los – disse o jovem francês também à Revista da Uefa.
A Juventus tem só um jogador com menos de 27 anos: Dybala. A média de idade do time é de 29,8 anos. O Monaco tem oito jogadores com 24 anos ou menos. A médida da equipe é de 24,3 anos
Buffon é o mais velho do experiente time da Juventus, e Mbappé é o mais novo do jovem time do Monaco. Na Velha Senhora, os velhos imperam. Somente um jogador tem menos de 27 anos: Dybala, com 23. A média de idade da equipe, considerando os 11 prováveis jogadores que entrarão em campo nesta quarta, é de 29,8 anos, a maior entre os quatro semifinalistas.
O time do Principado é o oposto. Na escalação provável para o jogo contra a Juve, oito jogadores têm 24 anos ou menos, dos quais cinco estão com menos de 22 anos. Os mais velhos do time são o goleiro Subasic, com 32, o zagueiro polonês ex-Torino Glik, com 29, e o atacante Falcao García, com 31 ano. A média de idade do Monaco é de 24,3, a menor entre os quatro melhores do torneio, e uma das menores da competição.
Duelo de estilos
Monaco e Juventus se opõem também nos estilos. Enquanto os franceses se caracterizam pelo forte ataque, a Juve – apesar de ter atacantes de respeito – é reconhecida pela segura defesa. Os franceses têm 146 gols em 57 jogos na temporada, uma média de 2,56 por jogo. Ficam atrás apenas do Barcelona e Real Madrid entre as cinco principais ligas da Europa. Os catalães marcaram 156 gols e têm média de 2,83 por partida, e os merengues estão com 154 gols e média de 2,85. Na Liga dos Campeões, o time do técnico Leonardo Jardim tem 21 gols e é a quinta melhor equipe no quesito. Os franceses venceram 13 de suas últimas 15 partidas. Todos esses dados deixam o técnico da Juve, Massimiliano Allegri, mais atento.
– Eles fazem muitos gols nos últimos minutos. Tenho grande respeito por esse time. É preciso jogar uma partida justa. Contra eles é muito complicado. Falcao voltou ao nível antes de sua lesão, quando estava entre os melhores do mundo. Bernardo Silva cresceu nos últimos dois anos. Mbappé tem técnica e velocidade. Os laterais, os meias… Será importante marcar gols – declarou o treinador italiano.
Com o trio da seleção italiana Buffon, Chiellini e Bonnucci, a Juventus tem números marcantes na defesa. Sofreu apenas dois gols em 10 jogos na Liga dos Campeões. É apenas a terceira equipe a conseguir tal feito, ao lado de Ajax (1995/96) e Arsenal (2005/06). Dentre as equipes das cinco grandes ligas, a Juve tem os melhores números em sua retaguarda. Sofreu apenas 32 gols na temporada, um a menos que o RB Leipzig, da Alemanha, segunda melhor defesa da Europa. E o técnico do Monaco, Leonardo Jardim, está preocupado com isso.
A Juve tem a melhor defesa das cinco maiores ligas da Europa. Sofreu 32 gols na temporada. O Monaco tem o terceiro melhor ataque no continente, com 146 gols em 57 jogos
– A Juventus tem uma mentalidade vencedora muito boa, eles são defensivamente fortes, organizados e bons no ataque também. Eles ainda vão bem nas bolas paradas e escanteios. São muito perigosos e sua experiência pode nos trazer dificuldades. Os times que jogamos contra, tanto o Dortmund ou o Manchester City, eram menos preocupados defensivamente do que a Juventus – analisou o português.
Em um dado, as duas equipes se assemelham: são excelentes mandantes. Nenhum dos dois perdeu em casa na Liga dos Campeões. Em 28 jogos em toda a temporada no Louis II, o Monaco venceu 25, empatou dois e perdeu apenas um. A Juventus está invicta na sua arena. Em 26 partidas, venceu 24 e empatou dois. Vantagem para o time do Principado nesta quarta?
– Eles não perderam em casa na Champions? Esperamos que seja a primeira derrota – disse Allegri.
Prováveis escalações
Monaco: Subasic; Sidibé, Glik, Jemerson e Mendy; Fabinho, Bakayoko, Silva e Lemar; Falcao e Mbappé.
Técnico: Leonardo Jardim
Juventus: Buffon; Daniel Alves, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro; Pjanic, Marchisio e Cuadrado; Dybala, Mandzukic, Higuaín.
Técnico: Massimiliano Allegri.
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (ESP)
Add Comment