Da relatividade dos amores. “Se fosse ontem/Eu diria/-Amei/E ficaria/Hoje não posso/E amanhã,/Quem sabe/Como será/O dia?” (Asta Vonzodas).
NOVA LIDERANÇA
O jovem empresário Cícero Alves Noronha Filho (DEM) foi eleito prefeito de Guajará-Mirim, com 10.416 votos, mais de 2 mil votos de diferença, na eleição suplementar realizada no último domingo (2). Ressalte-se que ganhou contra o candidato da máquina administrativa e atual prefeito interino Sérgio Bouez (PSB). O seu vice, Davino Settath, o vereador mais votado do último pleito, deixará a vaga para o primeiro suplente, Roberto do Mercado (PMN). É uma nova liderança que surge na Pérola do Mamoré que desperta muitas esperanças na população tanto que o elegeu por maioria absoluta.
CENTENÁRIO DO ALTO MADEIRA
Recebi e agradeço o convite para a comemoração do centenário do Alto Madeira que será realizado no dia 15 de abril de 2017, às 19:00 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos com uma exposição sobre o seu passado e a obliteração do Selo Postal de 100 anos. Aliás, como parte também das comemorações alusivas aos cem anos do jornal, Euro Tourinho, o diretor do AM e jornalista mais antigo em atuação no País, será o primeiro a ser imortalizado pela Confraria do Buraco do Candiru, no dia 22 de Abril (sábado) quando, em cerimônia pública, vai descerrar a estrela de metal com a colocação de suas mãos na calçada do bar mais original de Porto Velho.
FEIRÃO DO PRODUTOR SERÁ REFORMADO
Foram suspensas as atividades no Feirão do Produtor para sua reestruturação porque, segundo a Prefeitura, o atual prédio não atende mais às necessidades dos produtores e usuários. O feirão, com mais de 25 anos, está com problemas estruturais e terá um investimento de R$ 1,040 milhão para aumentar o seu tamanho para 1.430m², com espaço de comercialização mais amplo, sendo 126 boxes de venda equipados com pia de mármore e torneira em inox, novo estacionamento, oito banheiros externos, teto forrado e com revestimento para vedar a entrada de pombos, reservatório de água com capacidade para 30 mil litros, dispositivos de segurança com sistema de prevenção e combate a incêndio contemplando placas de sinalização, extintores, luminárias de emergência, sistema de proteção contra descargas atmosféricas e hidrantes, além de acessibilidade com placas indicativas, guarda-corpo e sinalização em piso tátil, entre outros. A maior parte dos recursos aplicados será do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar e com contrapartida da prefeitura de mais de R$ 100 mil.
APESAR DOS ACIDENTES AINDA HÁ MUITA IMPRUDÊNCIA
É impressionante o pouco cuidado com que, muitos, mas, muitos mesmo, motoqueiros continuam a dirigir no trânsito de Porto Velho quando, no ano passado, mais de 4 mil acidentes envolveram motociclistas e, em termos de acidentes com ferimentos, este tipo de veículo respondeu por 11% dos atendimentos do João Paulo II. São inúmeros os casos de pessoas mutiladas, afora o elevado custo em termos pessoais e financeiros, porém, parece que a dor alheia, a experiência e os avisos não servem de nada, pois, se vê até mesmo país levando crianças pequenas, motociclistas sem capacete ou fazendo piruetas no trânsito. É imprudência para dar e vender.
NOVA REGRA DO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO ENTROU EM VIGOR
Entrou em vigor ontem (3 de abril) a nova regra para pagamento da fatura do cartão de crédito. Com a mudança, o consumidor só poderá permanecer no crédito rotativo até o vencimento da fatura seguinte, impossibilitando, a sua renovação mês a mês de maneira indefinida. Ou seja: o limite do crédito rotativo será de apenas trinta dias. Depois disso, o valor atrasado deverá ser pago ou financiado por meio uma linha de crédito parcelada oferecida pela operadora do cartão, obrigatoriamente com condições melhores do que o parcelado. Na prática, uma dívida com taxas de juros que atualmente podem chegar a 490% ao ano é trocada por uma com taxa média de 160%. A medida do governo federal visa evitar o superendividamento, reduzir os juros cobrados e diminuir a incidência de consumidores inadimplentes. Hoje, a inadimplência do cartão de crédito rotativo para pessoas físicas é de 33,2% do total de operações, enquanto do parcelado é de apenas 1,2%. Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, as novas regras deverão facilitar o pagamento de dívidas atrasadas no cartão de crédito. Apesar da nova modalidade ser positiva, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, alerta que programar-se para pagar a fatura até a data de vencimento continua a ser a melhor atitude e que o consumidor não deve interpretar as novas regras com financiamento mais barato da dívida como um incentivo ao uso desenfreado do cartão de crédito.
MERCADO PREVÊ JUROS MENOR
O Boletim Focus, do Banco Central, elaborado pelo Banco Central com as principais expectativas do mercado, divulgou que a taxa Selic deve encerrar o ano em 8,75%. Na semana passada a projeção era de 9%. Para 2018, a projeção se mantém em 8,5% pela segunda semana consecutiva. Os analistas mantiveram a mesma projeção da semana passada para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de 0,47% no fim deste ano. Há um mês, a expectativa era um crescimento de 0,49%. Para 2018, permanece a expectativa de uma alta de 2,5% da economia brasileira.
CNA ENTREGA A TEMER PROPOSTA DE MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
Na semana passada, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, entregou ao presidente da República, Michel Temer, o documento “Infraestrutura Logística – Desafios para o Escoamento dos Produtos Agropecuários”, durante jantar na sede da entidade com a presença de ministros, deputados, senadores e presidentes das Federações. O presidente da República destacou a contribuição do setor para a economia brasileira, especialmente nos momentos de crise e disse que o agro é o segmento que “sustenta e dá equilíbrio à economia brasileira”. “Apesar das dificuldades políticas e econômicas, a agropecuária é o ponto de equilíbrio do país”. No documento de 33 páginas, a CNA faz um levantamento dos gargalos enfrentados pelo setor produtivo nas áreas de infraestrutura e logística e sugere medidas para melhorar o escoamento da safra de grãos
Add Comment