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Primeira carga da Bolívia exportada pelo porto de Porto Velho – por Silvio Persivo

Só a loucura nos salvará. “As únicas pessoas que me agradam são as que estão loucas: loucas por viver, loucas por falar, loucas por salvarem-se” ( Jack Kerouac).

PRIMEIRA CARGA DA BOLÍVIA EXPORTADA PELO PORTO DE PORTO VELHO

Antuérpia, na Bélgica, é a primeira cidade no exterior que receberá madeira proveniente da Bolívia despachada no Porto Público de Porto Velho, uma inédita operação que marca o início de um projeto de se adotar um corredor de exportação de produtos daquele país andino, utilizando-se da estrutura portuária da capital de Rondônia.  O governador em exercício Daniel Pereira afirmou que “O porto de Porto Velho é local estratégico para escoar a produção brasileira, da Bolívia e também do Peru, criando uma integração latino americana a partir da nossa capital”. Mediante contrato temporário com a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), a empresa BDX Florestas  tem se utilizado do porto público para viabilizar a exportação de floresta plantada para o exterior. Por ser o único alfandegado da região Norte, o porto público de Porto Velho apresenta condições para encurtar distâncias na exportação de produtos da vizinha Bolívia. O caminho das 28 toneladas de madeira armazenada em contêiner já vistoriado, fiscalizado e lacrado no porto pela Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal totalizou da Bolívia até Porto Velho 330 quilômetros. “Seriam 1.700 quilômetros se fossem até o porto de Arica , no Chile ou 2.700 para o porto de Matarani, no Peru, e tem de cruzar os Andes, com carga limitada. Os bolivianos estão eufóricos com a rota que pode consolidar a exportação pelo porto de Porto Velho”, disse o diretor Comercial da BDX Florestas, Dario Lopes.

SEPOAD LANÇOU PROJETO ACREDITAR

A Superintendência Estadual de Política Sobre Drogas (Sepoad)  lançou o Projeto Acreditar, com objetivo de atrair pessoas interessadas em contribuir com o enfrentamento da dependência química. Segundo a superintendente Ísis Queiroz, “É um projeto de voluntariado, no qual as pessoas que desejam contribuir no enfrentamento das drogas compartilham seus conhecimentos e experiências profissionais, inspirando os jovens de maneira que eles se identifiquem e busquem não apenas ter uma nova experiência de vida, mas também um modelo de carreira profissional”, explicou.  Para iniciar as atividades do projeto, a Sepoad confirmou a adesão de dois ícones conhecidos na região: o DJ Leudson e o palestrante nacional Nicandro Campos. A criatividade de ambos se somará com oficinas a serem ministradas na própria superintendência. A Sepoad pretende inspirar outras personalidades para se incorporar ao voluntariado e assim alcançar o maior número possível de jovens. “As pessoas podem contribuir com o projeto trazendo algo atrativo para a vida dos nossos jovens”, disse Ísis.

EMPREITEIRA CHINESA ATOLOU NO NORTE

A empreiteira chinesa Sepco está com problemas para construir os 780 quilômetros do maior projeto de transmissão de energia do País, o linhão de Belo Monte. Contratada pela também chinesa State Grid, a Sepco tem de entregar um traçado equivalente a 38% da malha que vai ligar a hidrelétrica construída no Rio Xingu até o interior de Minas Gerais, na fronteira com São Paulo, uma rede de 2,1 mil km. Desde o fim de 2016, a empreiteira está com as operações quase paralisadas em parte do trecho das obras no Pará, em razão das chuvas torrenciais que atingem a região Norte do País. E admite que quando assinou o contrato, em dezembro 2014, não esperava lidar com a realidade que encontrou. Em razão das dificuldades de construção no solo encharcado da floresta, o volume de torres do primeiro lote da linha, de 260 km, teve alta de 64% em relação ao que se previa, obrigando a empresa a levar 7.298 toneladas a mais de aço para o meio da mata. A logística é outra complicação, por causa das dificuldades de acesso ao local previsto para as torres e cabos de alta tensão. “Não existem rodovias, apenas trilhas para pequenos veículos”, afirmou a empresa. “No período das chuvas, de dezembro a abril, torna-se praticamente impossível manter ritmo mínimo e aceitável na produção. Após o período chuvoso, torna-se necessário recuperar todos os acessos e muitas pontes que foram danificadas”, afirmou o engenheiro e diretor técnico da Sepco no Brasil, Norberto Letti. A empresa também enfrenta dificuldades com as comunidades locais atingidas pelo empreendimento, os quais sequestram equipamentos, bloqueiam estradas, proíbem a entrada e saída de funcionários e desestruturam a logística operacional de construção. E reclamam também das prefeituras e governo estadual. “A Sepco foi obrigada a construir estradas de acesso que seriam, normalmente, obrigação do governo, pois são estradas públicas que permitem o acesso às populações locais.”

BRASILEIRO VAI GASTAR MAIS NA PÁSCOA

Uma pesquisa realizada entre os dias 1º e 11 de fevereiro, com amostra de 1.200 entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Recife e em mais 64 cidades brasileiras, revelou que a metade dos consumidores brasileiros (51%) pretende presentear alguém nesta Páscoa. É uma alta de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ)/Ipsos. Esta parcela equivale a cerca de 77,8 milhões de brasileiros e o gasto médio com a aquisição de todos os presentes ficará em R$ 82,41, também mais alto do em 2016 (R$ 74,98). O valor representa uma injeção de R$ 6,4 bilhões na receita do comércio brasileiro. Entre os que irão presentear, as opções preferidas continuam sendo os ovos de chocolate (81%) e os bombons (24%). Quando perguntados sobre as formas de pagamento, 89% informaram que pretendem pagar à vista e 7% parcelado.

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