Política e Economia

MDB fecha composição para 2026: Pedro Abib governador, Mauro Santos vice e Acir Gurgacz senador

O MDB de Rondônia definiu o nome do advogado e professor universitário Dr. Mauro Santos como candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo empresário Pedro Abib, que disputará o Governo de Rondônia nas eleições de 2026.

A indicação foi aprovada pela Executiva Regional do MDB durante reunião realizada na noite desta quinta-feira, que contou com a presença do senador Confúcio Moura, liderança histórica do partido no Estado.

Com a decisão, a composição majoritária da aliança partidária ficou oficialmente encaminhada. Pedro Abib será o candidato a governador, tendo Mauro Santos como candidato a vice-governador. Na composição com o PDT, o ex-senador Acir Gurgacz ficou definido como candidato ao Senado, enquanto o empresário Paulo Andrade, indicado pelo MDB, será o primeiro suplente.

Segundo a definição partidária, a ata com a composição da chapa já foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), formalizando os nomes apresentados pelos partidos para a disputa eleitoral.

Mauro Santos: trajetória no serviço público e no MDB

Filho de Rondônia, Mauro Santos nasceu em 1977, na zona rural do município de Ariquemes, e construiu sua trajetória profissional e política ligada ao serviço público, à educação e ao setor produtivo do Estado.

É procurador concursado do município de Ariquemes e também atua como professor universitário. Possui especializações em Metodologia do Ensino Superior, Direito Administrativo e Gestão Pública, áreas que marcaram sua trajetória profissional.

Na vida pública, Mauro Santos foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados e ocupou o cargo de Procurador-Geral do Município de Ariquemes durante os mandatos do então prefeito Confúcio Moura.

Além da atuação jurídica e administrativa, Mauro Santos mantém atividade como produtor rural, permanecendo ligado ao setor produtivo de Rondônia e à realidade econômica do interior do Estado.

A trajetória política de Mauro Santos também é marcada por uma longa relação com o MDB. Ele integra o Diretório Municipal do partido em Ariquemes e o Diretório Estadual da legenda, acumulando mais de 20 anos de militância efetiva no partido.

Com a definição de Mauro Santos como vice, a chapa de Pedro Abib ao Governo de Rondônia passa a ter sua composição majoritária estabelecida, com Acir Gurgacz na disputa pelo Senado e Paulo Andrade como primeiro suplente, indicado pelo MDB.

A indicação também reforça a presença do MDB de Ariquemes e do interior do Estado na composição da chapa, levando para a disputa uma candidatura a vice-governador com experiência nas áreas jurídica, administrativa, acadêmica e de gestão pública.

Da Redação Folha

Tags

FRNEWS TV: 43 anos da Faperon e 33 anos do Senar Rondônia solenidade celebra a força do agro rondoniense

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook